ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Homenagens e discursos marcados por emoção e confirmação do empoderamento feminino na sessão solene do Dia da Mulher na Câmara de Petrolina

Por Notícias do Parlamento

Produção e reportagem: Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

Mulheres representativas de Petrolina, no sertão do São Francisco, fizeram parte da lista de homenageadas da Câmara de Petrolina por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em sessão solene ocorrida quinta-feira 10.

O presidente da Casa, vereador Aero Cruz, MDB, transferiu, inclusive, a sessão ordinária da quinta para que o evento pudesse ser realizado sem atropelos, diante da importância do Dia Internacional da Mulher festejado em 8 de março.

A Comissão da Mulher do legislativo petrolinense é ntegrada pelos vereadores Maria Elena de Alencar, MDB, presidente; Samara da Visão, PSD; relatora e Wenderson Batista, União Brasil, secretário. O vereador foi o primeiro a usar a tribuna na solenidade e frisou a importância do momento e dos nomes ali homenageados. Ele aproveitou para deixar a mesa de trabalhos e convidou a cantora Vera de Maria Maga para ocupar seu lugar.

“Vivemos em uma sociedade patriarcal, machista, preconceituosa e sexista. A desigualdade de gênero ainda prevalece na sociedade contemporânea, mas com a evolução da sociedade e lutas de movimentos encapados pelas mulheres em todo mundo, muitos direitos individuais e coletivos foram alcançados. Devemos conscientizar a sociedade de que todas as mulheres indistintamente merecem o nosso respeito, consideração e admiração pois são sinônimo de força superação e coragem”, disse o titular da Comissão da Mulher na Casa Plínio Amorim.

Relatora do colegiado, a vereadora Samara da Visão se uniu à colega Maria Elena e a Wenderson,  para organizar a solenidade com o apoio de suas equipes de gabinete e de toda a Casa. Era importante para Samara  estreante no legislativo, deixar marcado na história no legislativo de Petrolina, um momento tão representativo como é o 8 de março para as mulheres.

“A gente precisa se unir e mostrar que as mulheres estão lutando, combatendo o preconceito contra a mulher que precisa ser combatido. A mulher pode e deve ocupar o espaço de decisão que ela quiser”, disse a vereadora.

Um dos nomes do movimento que luta desde sempre por igualdade, respeito, oportunidades e empoderamento da mulher petrolinense e sertaneja, a vereadora Maria Elena de Alencar, presidente da Comissão da Mulher, registrou que não ficaria mais um ano sem prestar as devidas homenagens às mulheres que são exemplos e que atuam para fortalecer as agendas prioritárias do movimento de mulheres na cidade que como no Brasil, e maioria na população.

São empresárias, médicas, advogadas, promotoras de justiça, comunicadoras, influenciadora digital, trabalhadoras rurais, educadoras, militantes de movimentos negro e de povos de terreiro, da cultura e direitos humanos, promotoras de eventos, artistas plásticas, pastoras, ocupantes de cargos públicos e de uma vida dedicada à Petrolina. A lista de 36 nomes veio marcada por um universo feminino que marca a história de luta e conquistas da mulheres petrolinense.

“Nós temos que rememorarmos as lutas das mulheres de todos os tempos e vamos rompendo a cadeia da dominação, tirando uma a uma as pedras do nosso caminho e as cadeias da dominação.. Sabemos que as conquistas foram lutas. Aqui estão mulheres recebendo o abraço fraterno e o reconhecimento desta Casa”, declarou Maria Elena que em outro momento, entregará junto com a vereadora Samara da Visão, a Medalha Josepha Coelho, comenda especial do legislativo para mulheres representativas de Petrolina.

O evento contou com apresentações artísticas das cantoras Raquel Wesley e Vera de Maria Maga e performances teatrais que demonstram o desafio diário da mulher para fazer valer seus direitos na sociedade, uma luta constante.

Confira abaixo vídeo produzido pelo youtube.com/canaltribunanordeste (se inscreva) com as falas da presidente, da relatora e do secretário da Comissão de Mulher da Câmara de Petrolina: vereadoras Maria Elena e Samara e o vereador,Wenderson Batista:

 

 

O cerimonial foi apresentado pela jornalista Maria Lima. Foram 36 mulheres homenageadas e que posteriormente receberão a Medalha de Honra ao Mérito Josepha Coelho como forma de marcar a homenagem da Câmara na semana da mulher do ano de 2022.

Em outra postagem, destacaremos os discursos de algumas das homenageadas. A nossa reportagem fará um registro especial da fala da empresária Patrícia Coelho, diretora da TV Grande Rio. Palavras marcadas por emoção, fé e amor.

Outro destaque será a fala da professora Socorro Lacerda, militante do movimento de mulheres e dos direitos humanos. Ela estará nesta segunda, 14, na Live Destaques da Semana com Coluna BASTIDOR, que inicia às 18, no Canal Tribuna Nordeste.

Socorro lembrou no seu discurso como seria importante um maior envolvimento das autoridades para que menos mulheres fossem vítimas de violência doméstica ou femicídios, registrando a importância da existência das medidas protetivas.

Uma ação que pode evitar casos como o que ocorreu em Petrolina, um dia após o 8 de março, quando a enfermeira Estefânia Gomes foi mais uma vítima de feminicídio em Pernambuco. Ela foi assassinada a golpes de faca pelo companheiro, Erico Cavalcanti, dentro de sua casa no bairro Areia Branca,  zona leste Petrolina.

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: