NotíciasPolíticaSaúde

Hospital de Petrolina recebe visita técnica de Hospital do Rio Grande do Sul

O Hospital Dom Malan recebeu, nesta quarta-feira (27), a visita técnica presencial de duas representantes do Hospital Moinho de Ventos do Rio Grande do Sul: Francielle Gomes e Juliana Fernandes – enfermeiras e consultoras do Programa “Saúde em Nossas Mãos”, do qual o HDM participa.

O projeto tem como objetivo a melhoria dos processos para redução do índice de Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e, consequentemente, a redução das taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida), através da qualificação da atenção ao recém-nascido nas principais maternidades em todo o país, tendo como base a implantação de novos bundles (pacotes de protocolos para prática de prevenção das IRAS.

“Saúde em Nossas Mãos” é executado de forma conjunta e colaborativa entre os cinco hospitais integrantes do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde): Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês, com apoio do Institute for Healthcare Improvement (IHI), organização internacional sem fins lucrativos especializada em projetos focados em segurança do paciente. 

“O Moinho de Ventos é um dos integrantes do projeto e nos enviou essas duas consultoras para avaliar o que já executamos até o momento e contribuir com a implantação das boas práticas e protocolos que visam a qualificação da assistência em UTI neonatal/pediátrica e a melhoria dos processos para redução das infecções hospitalares”, esclarece a enfermeira gerente da Gestão de Risco, Djenane Cristovam.

Francielle e Juliana passaram o dia em visita ao HDM e se reuniram com a coordenadora de enfermagem, Fátima Michelle; com a equipe de melhoria formada pela Gerência de Risco, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Gerência da UTI pediátrica (montada para executar o projeto); e equipe da UTI formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e médicos.

De acordo com Fátima, o resultado foi muito positivo. “O programa foi implantado no HDM em agosto de 2021 e já percebemos alguns bons resultados, como a qualificação da equipe e uma excelente adesão aos novos protocolos. Esperamos em breve ter esse resultado em números relativos aos índices de infecções hospitalares e melhoria da segurança dos pacientes neonatos durante a sua permanência na UTI”, ponderou. 

Para Francielle a visita técnica presencial na UTI pediátrica foi muito produtiva. “Conseguimos revisar todos os processos realizados para manutenção das IRAS. A equipe de melhoria do hospital demonstrou muita vontade e muito potencial em realizar mudanças para atingir os objetivos. Estão todos de parabéns”, concluiu. 

(Assessoria de Imprensa)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: