PolíticaSaúde

Humberto Costa garante emenda de R$ 1,8 milhão para o HU Univasf. Agora é aguardar recurso na conta para atender 53 municípios de PE, BA e PI

Com a presença de profissionais técnicos e administrativos, profissionais de saúde e a cúpula administrativa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU Univasf), o senador Humberto  Costa, PT/PR, veio anunciar o envio de uma emenda de R$ 1,8 milhões para reforço no funcionamento da unidade hospitalar.

O HU foi repassada para a administração federal em 3013 ainda no governo do ex-prefeito Júlio Lóssio. Ao chegar no espaço, Humberto registrou a alegria de vir que o mesmo HU Univasf foi entregue por um  companheiro de partido em 2008,  o ex-,prefeito Odacy Amorim, pré -candidato do PT para prefeito de Petrolina na disputa municipal de 2024.

Humberto a nossa reportagem esclareceu como fica o caminho da verba a partir desta sexta, 12, até chegar na conta do HU.

“A liberação vai depender do ministério da Fazenda e da Saúde e também da Ebserth, mas o importante é que os recursos estão garantidos e liberados para pagamento”, disse Humberto.

O senador já adiantou que está disponível para ajudar a ampliar cada vez mais o atendimento à população coberta pela unidade que hoje alcança 53 municípios de três estados do Nordeste: PE, BA e PI.

“Esse é nosso primeiro gesto dessa gestão. Outras emendas virão. A bancada do PT está comprometido com esses municípios. E já em junho, vamos começar a discutir esses novos projetos”, assinalou o petista.

Presente à programação, o comando do HU explicou tendo à frente o ex-reitor da Univasf, professor Julianeli Tolentino, pontuou como vem sendo as conquistas e administração  da  crise no início de sua gestão com um hospital estrangulado, sem leitos suficientes, médicos neurologistas, sucateamento de alguns setores.

*Esse é um apoio importante para toda essa rede integrada conhecida como Rede PE/BA. Esse momento além de ser de grande alegria é de muita emoção e eu estou emocionado. E mostramos ao senador a importância para nossos técnicos e colaboradores o projeto de duplicar essa estrutura. O terreno já existe e pertence à Univasf. O reitor professor Télio Leite disse que se tivermos os investimentos necessários, será liberada a área”, pontuou Julianeli.

O reitor registrou que no tempo da intervenção da Univasf, Humberto era uma voz recorrente contra essa medida, denunciando o processo anti democrático na instituição e apoiando sua nomeação que ficou dois anos engavetado no governo Bolsonaro, mesmo Télio tendo sido escolhido pela maioria do conjunto da universidade para comandar a instituição e o senador Humberto é um desses parceiros.

“É nos momentos difíceis, mas também nos bons momentos que a gente identifica os verdadeiros parceiros. E temos trabalhado nessa parceria com o Hospital Universitário, junto a Ebserth para atrair mais investimentos” , disse o reitor.

Diretor de atenção à saúde do HU, o médico Aristóteles Cardona fez um resumo do que foi restabelecido e num tempo ágil para que os pacientes pudessem voltar a ter atendimento digno.

“Ainda vive uma situação de superlotação e é nossa equipe que tem que dar conta disso para atender bem as pessoas e nossos colaboradores”, expressou Dr. Ari.

Ainda falaram pelo corpo administrativo da superintendência do HU, o diretor administrativo,  Rivelino Souza e Ricardo Lima, diretor de iniciativas científicas do HU,  reverberando as informações transmitidas por Julianeli e Aristóteles.

Ainda teve a fala do vereador Gilmar Santos, PT,  do PT, presidente da Comissão de Saúde e líder da oposição na Câmara Municipal.

“Estivemos com a Comissão visitando a unidade e percebemos o esforço dessa equipe em fazer bem. A gente tem conhecimento dos picos de superlotação constante é essa emenda senador Humberto ajuda a desafogar esse quadro, mas é preciso mais investimentos através de outros parlamentares “, declarou Gilmar.

Ainda estiveram no auditório do HU,vá vice- retira Lúcia Marisy; o o ex-prefeito Odacy Amorim, gestor que entregou o HU em 2008 no primeiro governo Lula, pré-candidato a prefeito pelo PT; o superintendente da Codevasf Petrolina, Edilazio Wanderley;, a ex-deputada Dulci Amorim, assessora especial do governo do estado, a vice-presidente estadual do PT/PE, ex-vereadora Cristina Costa, coordenadora regional do Sintepe; o presidente do PT Petrolina, Robson Nascimento; vereador Gaturiano Cigano; lideranças do campo de esquerda em municípios do sertão, entre outros presentes.

Neste sábado, 9h, estará no ar o vídeo do ato desta sexta no HU Univasf, direto do Tribuna Nordeste TV no YouTube e aqui em nosso site

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: