PolíticaSaúde

Idosos e pacientes acamados procuram cada vez mais os serviços de odontologia domiciliar, conhecido como ‘home care’

A constatação vem de um levantamento realizado pela Clínica Alencar Saúde, especializada neste serviço em Petrolina e região..

A odontologia ‘home care’, em tradução literal, modalidade de atendimento odontológico realizado na casa do paciente, e não no consultório, está se popularizando no Vale do São Francisco. Ao invés de a pessoa se locomover até uma clínica para receber os cuidados necessários, é o dentista quem vai até ela, normalmente até sua casa, com um consultório portátil. Idosos são os pacientes com maior demanda, seguido de pacientes com dificuldade de locomoção, de acordo com levantamento realizado pela Clínica Alencar Saúde.

A especialista em odontologia home care, Tereza Alencar, também destaca outro público crescente nesse tipo de atendimento em Petrolina-PE e Juazeiro-BA.

“Pessoas portadoras de algumas necessidades especiais, como autismo, paralisia cerebral e pessoas em cuidados paliativos procuram bastante a odonto domiciliar.  Isso acontece tanto devido à dificuldade que elas encontram de se movimentar ou se locomover até uma clínica, quanto pelo fato de se sentirem mais seguras e confortáveis no ambiente domiciliar, especialmente em caso de autismo, ” destaca Dra. Tereza.

Outro tipo de problema que pode requerer um atendimento odontológico domiciliar é a dificuldade ou impossibilidade de locomoção. Algumas pessoas, como as que precisam ficar na cama ou idosos que não podem sair de casa acabam ficando impedidas de realizarem algumas tarefas essenciais, como a visita a um dentista.

G.L., de 38 anos, está acamado depois de sofrer um acidente de carro e utiliza o serviço.

A preocupação da família é manter a saúde bucal do paciente dando da verdade atenção à saúde bucal para fecharmos portas de infecção, complementando a saúde geral e o bem-estar do paciente. O caso mais grave que tivemos foi a extração de dois restos radiculares de dois pré-molares e um molar, neste paciente tão comprometido sistemicamente, com a participação da equipe completa para os procedimentos, que são dois cirurgiões dentista, e um médico anestesista para sedar o paciente, além de um assistente de saúde bucal ” relatou Dra. Tereza.

Outras Indicações

Pessoas com baixa imunidade também podem se beneficiar dos tratamentos odontológicos realizados em casa. São pacientes que acabaram de passar por uma cirurgia, como transplantes, ou ainda os que possuem doenças que atacam o sistema imunológico com facilidade.

Pacientes que sofrem com transtornos psicológicos, principalmente quando se trata de fobias, ansiedade social ou síndrome do pânico, sentem imensa dificuldade em sair de casa e chegam a ter medo de lugares abertos.

Além dos problemas de saúde a odonto home care também é solicitada por pessoas que não têm disponibilidade de horário para ir ao dentista.

Todos os tratamentos são realizados com uma estrutura adaptada e diferente da tradicional. Os cuidados home care são funcionais e capazes de garantir a saúde bucal de quem não pode se locomover até o consultório. (com apoio da assessoria de comunicação)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: