EconomiaPolíticaSaúde

INSS encerra cobrança na conversão de auxílio-doença por aposentadoria ou invalidez

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma portaria que determina o fim de qualquer desconto feito a segurados que tenham o benefício por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença – convertido em benefício por incapacidade permanente, antes chamado de aposentadoria por invalidez.

A norma vale para benefícios com base na reforma da Previdência de novembro de 2019. Essa ação foi da Justiça Federal do Espírito Santo em resposta a uma ação civil pública da Defensoria Pública da União (DPU).

O advogado Flávio Bomfim, especialista em advocacia trabalhista e previdenciária, explica que antes da reforma de 2019, a renda inicial para a aposentadoria por invalidez era 100% do salário de benefício, baseado na média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994.

“A reforma introduziu uma nova fórmula de cálculo, que levou a uma redução nos benefícios para aqueles que se aposentaram por invalidez a partir de novembro de 2019”, detalha Bomfim.

A portaria emitida pelo INSS visa cumprir a decisão judicial e suspender os descontos indevidos. A Defensoria Pública da União estima que mais de 250 mil benefícios por incapacidade temporária concedidos antes de novembro de 2019 possam ser afetados pela decisão, com 88 mil benefícios a serem revistos imediatamente em conformidade com a sentença judicial.

 

 

Com assessoria de comunicação

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: