PolíticaTRIBUNNA Rural

IPA inaugura Centro de coleta e seleção de sêmen de bovinos

O laboratório está instalado na Estação Experimental de São Bento do Una.

Em mais uma ação para beneficiar a agropecuária do estado, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) inaugurou, na Estação Experimental de São Bento do Una, o Centro de Coleta, Seleção e Congelamento de Sêmen de bovinos.  A obra é um investimento do Governo do Estado, no valor de R$ 500 mil, e foi executada pelo IPA, na gestão do atual diretor-presidente do instituto, Joaquim Neto.

Parte das primeiras mil doses de sêmen colhidas e armazenadas no laboratório foram comercializadas no último sábado (16), durante a realização do leilão anual de tourinhos do IPA, no município de São Bento do Una.

De acordo com Sebastião Guido, pesquisador em reprodução animal do IPA, para se tornar um doador, o touro selecionado passa por um critério rigoroso. “O animal faz uma bateria de exame, seguindo todas as normas sanitárias. Os touros, então, entram para central e fazemos a inscrição deles no Ministério da Agricultura, uma vez que toda produção é acompanhada pelo ministério”, destacou Guido.

Ao falar sobre a obra, Joaquim Neto ressaltou a importância da construção do equipamento. “Temos aqui um laboratório certificado pelo Ministério da Agricultura, onde podemos comercializar o sêmen dos nossos reprodutores, com genética comprovada, resistente ao calor, e ainda podemos fazer o congelamento do sêmen de reprodutores dos criadores que queiram congelar”, afirmou.

Segundo ele, o programa de melhoramento genético do instituto começa com o congelamento de sêmen na Estação de São Bento do Una e, no próximo ano, seguirá com os embriões da raça Girolando, Guzerá e também de caprinos e ovinos.

Uma meta que o diretor do Departamento de Pesquisa da empresa, Henrique Castelletti, reforçou. “A nossa ideia para o próximo ano é revitalizar os laboratórios dentro das estações de Itapirema e Arcoverde e ter os laboratórios funcionando em condições de atender a população”, garantiu.

Sobre o trabalho nas demais estações do IPA, Joaquim Neto destacou:

“Aqui temos o holandês puro e lá na estação de Arcoverde temos o Girolando, que vem de uma seleção da Embrapa e na estação de Serra Talhada temos o Guzerá leiteiro, que também vem de uma seleção da Embrapa. Cada um com sua peculiaridade. Então, essa é a nossa missão. É esse o compromisso do IPA com o agricultor, com o criador pequeno ou grande no nosso estado”, disse Joaquim Neto.

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: