EleiçõesPolítica

Júnior Gás perde mandato com a confirmação da fraude do Avante na cota de gênero em 2020

O julgamento, realizado nesta terça-feira (3), teve placar de 7 a 0. Parlamentar ainda pode recorrer ao TSE. PSOL pode assumir mandato inédito na Casa Plínio Amorim

ELEIÇÕES 2024 – O Tribunal Regional Eleitoral(TRE-PE) cassou o mandato do vereador de Petrolina, no Sertão, Carlos Alberto dos Santos, conhecido como Júnior Gás (Avante). Os suplentes da sigla também tiveram a confirmação da cassação. O julgamento, realizado nesta terça-feira (3), teve placar de 7 a 0.

A justiça entendeu que o vereador e os demais integrantes da chapa do Avante fraudaram a cota de gênero nas eleições municipais de 2020. Júnior Gás ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), última instância desse processo. Em 2021, o parlamentar também teve o mandato cassado, mas conseguiu recorrer.

Nos próximos dias, a presidência da Casa Plínio Amorim deve ser notificada do resultado do TRE, e Júnior Gás deve deixar o cargo. Em conversas que sempre manteve com a reportagem do Tribuna Nordeste, Júnior sempre dizia que “tudo estava nas mãos de Deus”.

PSOL

Nos movimentos polítifcos de Petrolina, o que se comenta é que agora haverá de fato uma novidade no campo legislativo do quinto maior colégio eleitoral de Pernambuco. É que o PSOL poderá assumir de forma inédita uma cadeira na Câmara Municipal de Petrolina com a cassação confirmada de Júnior Gás.

Em conversa com a redação, o integrante da executiva municipal da sigla em Petrolina, Rosalvo Antônio, confirmou que o partido deverá assumir a vaga de Júnior Gás, só que não por quem entrou na justiça para que o TRE/PE investigasse as irregularidades do Avante na disputa eleitoral de 2020 no tocante às candidaturas femininas..

Como a primeira suplente em 2020, a atual secretária de Direitos Humanos, Jusitça e Cidadania de PE, Lucinha Mota, autoria da ação, deixou o PSOL e se filiou ao PSDB, os votos ficaram e a vaga irá para o segundo suplente da lista.

Rosalvo frisa que seu partido é o que tem a maior sobra de votos do pleino municipal, regra que os tribunais eleitorais usam para que o mandato cassado possa ser ocupado. E assume o primeiro suplente do partido que tiver esse maior número de votos na contagem que em Petrolina é o PSOL, acrescenta Rosalvo. (Por Cinara Marques com G1Petrolina)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: