Política

Lagoa Grande presta suporte psicológico on line à população

Serviço vem sendo oferecido pela secretaria municipal de Saúde.

Com ASCOM – A psicoterapia ‘on line’ já é praticada em alguns países há vários anos, mas aqui no Brasil, desde a publicação da Resolução Nº 04 de 26 de março de 2020, pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP, autorizando o atendimento da psicoterapia através de ferramentas de tecnologias da informação e comunicação aos usuários, os serviços públicos também puderam implantar estas alternativas de atendimentos beneficiando um maior número de usuários dos serviços públicos.

Reforçado pelo momento de pandemia, o município de Lagoa Grande, PE, através da secretaria da Saúde implantou o teleatendimento psicoterapêutico (na modalidade plantão psicológico), em três serviços de saúde (NASF-AB, CEAME e no CAPS – I), com três psicólogas atendendo 40 horas por semana.

PREVENÇÃO

Para o coordenador do Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica – NASF/AB, o funcionamento obedece há um novo fluxo de referenciamento técnico. “Quando o usuário vai à unidade de saúde, é avaliado sobre a necessidade do atendimento psicológico, nesse momento o profissional da saúde já encaminha para as psicólogas os dados e queixas do paciente e, em seguida o psicólogo já liga direto para o paciente e agenda a modalidade do atendimento que, devido á pandemia, pode variar de três formas. Além da presencial, a novidade é o atendimento remoto “on line”, que se divide em duas partes, através de vídeo chamada e telefone.

No contato com o paciente, é que a profissional da psicologia, avalia qual a melhor forma de atendimento. Se necessitar presencial o paciente é agendado para o atendimento no CEAME, sempre observando as medidas de prevenção”, explicou o psicólogo Edjan Silva Santos.

Segundo a secretaria da Saúde, depois da implantação do Teleatendimento Odontológico (TELESSORISO), agora foi á vez do teleatendimento psicológico que tem dado muito certo. Os serviços ajudam o paciente em diversos sentidos. Além do apoio emocional,evita o deslocamento desnecessário, aumenta a celeridade do atendimento e aumenta a segurança do próprio profissional da Saúde. Em relação aos pacientes do CAPS, os serviços seguem com a rotina diferenciada do NASF e CEAME. O encaminhamento para este setor só é feito quando o paciente tem alto grau de comprometimento (transtorno mental severo) e, tem maiores critérios na avaliação.

Portal Tribunna

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: