Política

Lula no Recife: ” Venci uma mentira contra mim, o país e que destruiu parte do patrimônio industrial do Brasil “, disse Lula em coletiva com jornalistas no Recife

Lula chegou ao Nordeste neste domingo, 15, e visita 6 estados. Em pauta, o cenário atual do país ainda com a pandemia e os caminhos do PT e aliados para 2022.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, aportou no Nordeste neste domingo, 15, esteve nesta segunda-feira, 16, em coletiva de imprensa no Recife. O ex-presidente começou por Pernambuco, seu retorno ao Nordeste e que passará ainda pelo Piauí, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Ceará. A agenda segue até o final do mês.

Na coletiva, Lula citou como pegou a Covid no final de 2020, em Havana, Cuba, onde foi gravar um documentário sobre ele. Só a assessora de imprensa não  pegou. “Deve ser porque é magrinha”, brincou. Lula ressaltou que por o vírus ainda está preocupando a todos e a vacina ainda não ter avançado como deveria que tem planejado as viagens pelo país com cuidado, observando para não atrair aglomeração e tomando todas as preocupações.

“Sempre quero está aqui, mas para não promover aglomeração nem dá ‘cabimento’ aos negacionistas, procuro evitar. Mas estamos voltando. “

Lula parabenizou o senador Humberto Costa, PT, que tem feito um trabalho de importância para revelar as irregularidades de um governo “genocida”. Ainda em sua fala antes de responder as perguntas. o ex-presidente lamentou o abandono das políticas sociais construídas no seu governo. Ele citou exemplo como o Enem e o ProUni que estão abandonados.

“A vitória dele (Bolsonaro) foi só para criminalizar a mim e o  PT”, disse Lula.  “Mas como tenho muita fé, provamos que a mentira tem perna curta”, acrescentou Lula.

O ex-presidente lamentou a destruição da indústria naval brasileira. “Tudo que construímos, foi criminalizado e transformado. Consegui e provei a mentira que fizeram contra mim, tudo montado”. Lula salientou que foi provado a influencias de outros países no processo de sua condenação. Citando o Pré-sal, as refinarias de Abreu e Lima e no Ceará, Piauí., o ex-presidente que valorizou a indústria da construção civil, “mas foi tudo destruído”.

“Mas estamos de novo aqui,  sem ódio sem vingança, sempre digo digo aos meus companheiros, as pessoas. E o desmonte do Pré-sal, mais de R$ 4 milhões de empregos, as empresas brasileiras estavam ganhando concorrência na América do Sul na África. Tudo que fizemos, destruído “, constatou Lula.

COLOCAR O POBRE NO ORÇAMENTO E O RICO NO IMPOSTO DE RENDA

Lula lamentou os mais de 15 milhões  desempregados. “Dilma quando saiu eram 4,3 milhões de de desempregados. Era pleno emprego. Agora tem ainda o desalentados. Volto a dizer, no Brasil para fazer a economia girar, a primeira coisa  a fazer  é colocar o pobre no orçamento e pegar os mais ricos do país para pagar imposto. O país não tem como crescer”, ressaltou o ex-presidente.

Sobre ter medo das ruas, Lula disse que nunca tive e só não faz mais por causa da aglomerção, nóa Bolsonaro, isso está mais díficil. “Ninguém hoje quer receber o Bolsonaro que não tem coragem de ir às ruas. Faz motociata, palavra que nem sabia que existiria. Agora ficar junto a sociedade, duvida”, comentou Lula..

“Bolsonaro foi um lambe botas do Trump e ainda acha que mentira ganha eleição. Não avança  em crescimento econômico e nem em destribuição de renda. Se o Lira (deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, não fizer o impeachment, se ele não for interditado, vai sobre para vocês o direito de se libertar desse genocida ano que vem’, assinalou Lula.

RESPOSTAS AOS JORNALISTAS

Sobre a Transnorrdestina obra que Bolsonaro tem feito investidas para que o ramos seja atrasado em PE, Lula lembra assumiu compromisso com Miguel Arraes em 1989 e agora quer deixar Suape fora. “Sem Suape, a Transnodestina vale muito pouco”.

E ainda arrematou. “Para gerar economia, só gerando emprego. Não adianta a bolsa crescer e o PIB também, se o resultado não é distribuído.”, assinalou Lula.

“É com essa crença que vamos decidir se seremos novamente candidato. Quermos os trabalhadores com direitos respeitados. Não pode ser tratado como escravo. É esse país que iremos reconstruir”.

Sobre mudança de nome de programa social, é coisa pequena. “Se todos puderem receber, fico feliz. O povo vai receber e vai votar contra ele, porque não é possível que continue se brincando com a pobreza. Esse país só mudou devidamente por meio  do nosso governo. Os pobres passaram a comer e vestir. Vamos voltar a respeitar a dignidade das pessoas. É importante lembrar que o PT está reivindicando uma Bolsa Família no valor de R$ 600”.

SOBRE OS MILITARES:

A relação com os militares foi colocada na coletiva. Lula lembrou que governou 8 anos sem problemas com as forças armadas .

“Me incomoda esse excesso de preocupação com as forças amadas que para nós devem cumprir seu papel constitucional. E força armada tem que tirar a farda para se meter em política. Mas a CPI mostra que no Ministério da Saúde foi montado um verdadeiro esquema em compras de vacina. Meu diálogo com os militares é fazer com quem cumpram sua missão Quase 6 mil militares no  governo, isso não acontece por mérito de Bolsonaro, mas por incompetência dele. Não se pode dar emprego da área civil colocando militar da reserva. Só tem militar no governo, porque Bolsonaro é medroso. Ele não se relaciona com a sociedade”, concluiu o ex-presidente Lula.

BAOBÁ

Antes da coletiva, Lula visitou o assentamento Che Guevara do MST acompanhado do coordenador estadual, Jaime Amorim e do senador Humberto Costa e plantou um Baobá. Nas redes sociais, Humberto registrou e comentou o momento. VEJA:VÍDEO NO CANAL TRIBUNNA

 

“A gente segue junto buscando um país melhor. Seguimos ao lado de @LulaOficial mostrando que o Brasil pode voltar a ser do povo. Vamos à luta! Aqui no Assentamento do MST, plantamos um Baobá. Serão doados hoje, 10 toneladas de alimentos a população que mora nas palafitas no Recife”. descreveu o senador petista.

 

 

Cinara Marques/Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: