EleiçõesPolítica

Lula pede mobilização para reduzir abstenção e defende facilitar ‘a ida do povo pobre à urna’

STF formou maioria para liberação de transporte público de graça no dia 30, segundo turno do pleito de 2022.

O ex-presidente Lula, candidato do PT ao Palácio do Planalto, participou nesta quarta-feira 19 de um ato em Porto Alegre (RS), ao lado da ex-presidenta Dilma Rousseff e de lideranças gaúchas. A agenda ocorreu em frente ao Palácio Piratini, sede do governo estadual.

No evento, o petista pediu a mobilização de seus apoiadores para dialogar com eleitores que se abstiveram no primeiro turno.

“É preciso convencer as pessoas que não foram votar no dia 2”, reforçou Lula em seu pronunciamento. “Aproveito aqui, na frente do palácio do governo, para dizer ao governador: facilite ao povo pobre comparecer à urna no dia 30. A gente vai derrotar o Bolsonaro e o fascismo e trazer de volta a democracia e a comida para o prato do trabalhador.”, discursou o ex-presidente que mais cedo, concedeu entrevista à imprensa como tem feito por onde realiza atos nesta campanha do segundo turno.

Nesta quarta, o Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que autoriza prefeituras e concessionárias a oferecer transporte público gratuito para toda a população em 30 de outubro.

A nova decisão fornece segurança jurídica aos municípios, por afastar a caracterização de crime eleitoral ou improbidade administrativa. Não pode haver, no entanto, qualquer discriminação política na oferta do serviço.

PESQUISAS: IPESPE, QUAEST E DATAFOLHA

Três novas pesquisas nestas quarta, 19, apresentam um acirramento ainda maior, claro, mantendo a vantagem para o ex-presidente Lula que tem sofrido ataques diários de mentiras, vindos da campanha de Bolsonaro, presidente candidata à reeleição.

Mais cedo, a pesquisa da Quaest apontou Lula com 53% contra Bolsonaro pontuando com 47%. Os mesmos percentuais da pesquisa Ipespe que deu 53 Lula e 47% para Jair Bolsonaro.

No começo da noite, a pesquisa Datafolha encomendada pela Rede Globo e o Jornal Folha de São Paulo, deu nos votos válidos 52% para Lula e 48% para Bolsonaro.

DIREITO DE RESPOSTA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu nesta quarta-feira (19) um direito de resposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que deve ser veiculado em canais de televisão. A decisão é do ministro Paulo de Tarso Sanseverino e é o primeiro direito de resposta concedido pelo TSE na disputa a presidente no horário da propaganda eleitoral de televisão.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: