EducaçãoNotíciasPolítica

Meu Nordeste é ‘mara’: 7 das10 notas 1000 no Enem, são de nordestinos

Destaque Educação Tribuna Nordeste da semana

#BizudoEnem – Após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, muitos estudantes foram conferir o resultado das 90 questões da prova e a nota da redação.

Segundo o último balanço divulgado na quinta-feira, 10, pelo Inep, que é responsável pelo teste seletivo, 10 candidatos gabaritaram, ou seja, conseguiram nota mil. Sete deles são da Região Nordeste e os outros três do Sudeste.

O tema proposto no ano passado foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

A prova de redação vai de 0 a 1000 pontos e tem caráter eliminatório para quem busca acesso à uma instituição de ensino. A nota de corte é de 300 pontos.

Poucos brasileiros conseguem a nota máxima. A Fernanda Quaresma, de Pernambuco, foi uma dessas pessoas. Ela disse que ficou feliz e surpresa com o resultado.

Milhares de estudantes tiveram que construir um texto argumentativo que cumprisse os cinco critérios de avaliação, que vão desde o domínio da língua portuguesa até a proposta de intervenção para o tema.

A professora de redação Cléa Maduro acredita que a divulgação dos critérios seja um fator importante para um bom desempenho. “Quando se conhece esses critérios e o aluno estuda bem , ele consegue entender as 5 competências do Enem”, ressaltou a professora.

A nota das provas e da redação do Enem 2021 estão disponíveis no site do Inep, na plataforma gov.br, basta colocar o CPF e a senha para conferir.

SISU

A partir desta terça-feira, 15 de fevereiro, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2021 podem se inscrever no SISU, Sistema de Seleção Unificada, para concorrer a uma vaga em uma universidade pública de todo país.

Neste ano, serão quase 222 mil vagas em mais de 6 mil cursos. O resultado do Enem é utilizado para o processo de seleção. O estudante precisa atingir a nota mínima de corte do curso desejado e não pode ter zerado a redação do exame.

Cada candidato pode se inscrever para uma vaga em até dois cursos, mas deve marcar a primeira opção desejada, ou seja, o curso que tem prioridade para fazer.

A estudante Ariadne Poles conseguiu ingressar no curso de História na Universidade de Goiás, em 2018, utilizando o SISU como porta de entrada. Para ela, o sistema de seleção unificada é um diferencial para os candidatos.

As listas de espera são administradas pelas próprias universidades, de acordo com a quantidade de vagas liberadas para cada curso, semestralmente.

As inscrições ficarão abertas até às 23 horas 59 minutos do dia 18 de fevereiro no site sisu.mec.gov.br.

O resultado deve ser divulgado no dia 22. A matrícula pode ser feita entre os dias 23 de fevereiro e 8 de março. Quem quiser entrar na fila de espera, o prazo vai do dia 22 de fevereiro até o dia 8 de março para manifestar interesse. A convocação ocorre no dia 10/3. (Com Agência Brasil)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: