Política

Miguel Coelho detalha programa de governo para sua segunda gestão

Prefeito ainda disse na primeira coletiva de imprensa de seu segundo governo que investimentos maiores no combate ao déficit habitacional de Petrolina, depende da definição da política do governo federal para o setor.

Com apoio da Assessoria de Imprensa

O prefeito de Petrolina, reeleito para a segunda gestão, Miguel Coelho (MDB0 detalhou na manhã desta segunda-feira, 4, em coletiva de imprensa, os investimentos do seu programa de governo que serão a tônica da continuidade de sua administração.

Investimentos em infraestrutura, carro-chefe da primeira gestão, continuarão tendo volume maior de ações com a segunda etapa do programa de pavimentações, conclusão de viadutos, a duplicação de várias avenidas e continuidade de outras já iniciadas em 2020 e construção de equipamentos como o Hospital da Criança, de seis novas escolas e creches, ampliação do programa de escola de tempo integral, construção de quatro policlínicas, das duas arenas de esportes já anunciadas e para o interior, adutoras, poços, cisternas de polietileno, entre outras iniciativas.

Perguntado pela reportagem do PORTAL TRIBUNA NORDESTE se a sua segunda gestão retornaria com um volume maior de investimentos para continuar o combate do déficit habitacional na quarta maior cidade de Pernambuco, depois da capital, Recife, apesar do governo federal não ter uma política definida para levar a casa própria aos milhões de sem-teto do País, Miguel frisou que está aí justamente o nó da questão, mas que estará atento para evitar novas áreas de ocupação que costumam gerar alguns conflitos e buscar ações que levem a moradia própria ao povo de Petrolina.

“A Constituição diz que quem define a política habitacional é o governo federal. O governo chegou a lançar o Programa Casa Verde e Amarela que muda bastante o que era o Minha Casa Minha Vida. Claro que o déficit habitacional ele ainda existe, mas não é mais do jeito que era. Só em Petrolina foram quase 20 mil casas construídas, então isso ajudou a diminuir. Agora, o desafio ainda maior é que Petrolina cresce em média mais até que o Brasil e que Pernambuco. Todo dia tem gente chegando que não tem condições de ter uma casa e isso a gente estar atento para que possamos evitar novas invasões, novos conflitos e para que essas pessoas que chegam, sejam assentadas em condições e locais apropriados, sem correrem riscos. Nem elas e nem colocando em risco o planejamento da cidade”, declarou o prefeito.

Apresentação do plano pelo prefeito em sua segunda gestão à frente de Petrolina (Foto-redação)

PLANO GOVERNO MIGUEL 2

O programa de governo de Miguel criado para o segundo mandato se baliza em seis pilares temáticos. Ampliação do desenvolvimento urbano (“Petrolina Cresce Mais”); acesso à saúde pública de qualidade (“Petrolina Cuida Mais”); novas ações para educação (“Petrolina Educa Mais”); crescimento econômico com sustentabilidade (“Petrolina Gera Mais”); investimentos na redução de desigualdades (“Petrolina Abraça Mais”); e gestão pública eficaz (“Petrolina Mais Moderna, Eficiente e Transparente”).

“Esse é um governo de continuidade que foi bem avaliado pela população e recolocou Petrolina como referência para o Nordeste. No segundo mandato, diante da enorme responsabilidade de honrar a confiança que nossa gente nos delegou, temos o foco de aumentar investimentos, ampliar obras, universalizar a saúde e a educação de qualidade, enfim, fazer mais do que fizemos nesses primeiros quatro anos, mesmo sabendo que não será fácil. Dessa forma, com muito trabalho, projetos, parcerias e força política vamos fazer de Petrolina a cidade que mais cresce em Pernambuco”, destacou o prefeito.

COMPESA

Outra tema presente na entrevista é a novela Compesa, onde a gestão municipal quer realizar licitação dos serviços de água e esgoto ainda estando com a empresa que integra a lista de órgãos do governo do estado. O Tribuna de Contas solicitou adiamentos do processo em duas oportunidades. Miguel Coelho frisa que a cidade que dar um basta à Compesa e confia no entendimento que a Corte de Contas vem tendo no acompanhamento do licitação da Compesa. Diz que alguns detalhes que atrapalham e que a questão de indenização da Prefeitura aos investimentos feitos pela Compesa na cidade também não vem sendo o motivo do atraso do processo.

“A gente sente que o Governo do Estado estar forçando a barra se apegando a detalhes. E na questão de indenização de investimentos, o próprio Tribuna de Contas aprovou o nosso edital onde fizemos uma conta imparcial. Infelizmente são detalhes, besteira que não vão surtir efeito prático nenhum, mas que atrapalham a gente a realizae esse sonho tão esperado pelo povo petrolinense”, acrescentou o prefeito Miguel Coelho.

PRINCIPAIS COMPROMISSOS DA SEGUNDA GESTÃO MIGUEL COELHO

‘Petrolina Cuida Mais”: Hospital da Criança, quatro policlínicas, 15 postos de saúde, ampliação da cobertura em saúde bucal para 80% da cidade, laboratório, centro de diagnósticos, aquisição de um castramóvel;

“Petrolina Educa Mais”: 6 novas escolas, 6 novas creches, 15 escolas em tempo integral, 4 bibliotecas nos bairros, climatização da rede de ensino, criação do arquivo público;

“Petrolina Cresce Mais”: nova Orla 3, duplicação e requalificação de 16 avenidas, PPP da iluminação, pavimentação de 600 vias, nova empresa de saneamento, construção do Parque do Povo, novo terminal rodoviário, requalificação do Centro de Convenções, revitalização de feiras, implantação de cinco adutoras de água, novo sistema de abastecimento do Maria Tereza, 250 poços artesianos, recuperação de 26 quadras, segunda etapa da Porta do Rio;

“Petrolina Abraça Mais”: implantação de 2 novos CRAS e 1 CREAS, resgate do programa Meninos de Todos Nós, implantação de 1 restaurante popular na zona leste, Lei do Voluntariado;

“Petrolina Gera Mais”: implantação do Polo de Tecnologia ROTA TIC, ampliação do projeto Cidades Inteligentes, criação do programa Smart Places (Lugares Inteligentes);

“Petrolina Mais Moderna, Transparente e Eficiente”: implantação do Centro de Atendimento ao Cidadão, criação de novos padrões de excelência no atendimento à população.

 

 

 

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: