PernambucoPolítica
Ministério Público inicia serviços da Rádio MPPE
Foi inaugurada na quarta, 21, a Rádio MPPE, com programação musical, notícias e outras informações sobre direitos e cidadania. A iniciativa amplia os canais de comunicação do Ministério Público de Pernambuco com a sociedade, disseminando conteúdos na internet e por meio de 113 rádios AM e FM no estado, afiliadas à Agência Radioweb, contratada por meio de licitação pelo MP para apoiar e difundir a produção. Uma das primeiras notícias veiculadas foi reproduzida no primeiro dia por 100 emissoras no Brasil e uma outra nos Estados Unidos.
“Hoje vivemos uma crise de informação, com um universo gigantesco de dados, mas nem sempre fidedignos. O Ministério Público de Pernambuco é uma fonte segura, disseminando informação por diferentes canais e agora por rádio. Destaco o alcance do veículo e sua capilaridade, sendo reproduzido por rádios no interior, em regiões remotas”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho.
A assessora de Comunicação do MPPE, Evângela Andrade, expôs a construção do projeto da rádio, lembrando a importância da diversificação de mídias para cumprir com a comunicação pública. Bruno Bastos, jornalista da Assessoria de Comunicação, completou, analisando o impacto do compartilhamento de notícias pelo MPPE no formato de áudio, em conjunto com a Agência Radioweb.
“Se a ação do MPPE na defesa da educação para crianças hospitalizadas gerou interesse também em outros estados, é que se trata de um problema comum”, disse, referindo-se à matéria baixada por 100 rádios no Brasil e por uma nos EUA.
“Esse é o papel do rádio e a força da comunicação. Com esse novo projeto, estamos levando mais conhecimento ao público e empoderando novas pessoas”, argumentou.
Um dos coordenadores da Agência Radioweb, Cristian Pheula, presente na inauguração, informou que 67 rádios em 47 municípios pernambucanos já baixaram os primeiros conteúdos da Rádio MPPE. As afiliadas são cadastradas com dados verificados junto à Agência Nacional de Telecomunicações. Elas baixam gratuitamente os conteúdos mediante link e senha, sendo obrigadas a manter os conteúdos na íntegra.
A solenidade de inauguração, foi no Edifício Helena Caúla, no Centro do Recife, prédio do MPPE, onde está instalado provisoriamente o estúdio (deve ser transferido para o prédio do centro administrativo do MPPE, em construção em Santo Amaro). A solenidade reuniu membros e servidores do MPPE, além de convidados.
REPERCUSSÃO – “É uma iniciativa que vai aproximar o MPPE da sociedade pernambucana e brasileira. Na era digital, diante da velocidade de propagação das notícias, criar essa ferramenta é atender a quem nós servimos, a população”, avaliou Deluse Amaral, presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco.
“A sociedade está sedenta por informação segura, é muito importante que as instituições tenham essas iniciativas, como a Rádio MPPE. O Ministério Público de Contas está criando sua TV para disseminar informações em linguagem simples”, comentou o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Ricardo Alexandre Almeida.
Das 113 emissoras em Pernambuco que podem reproduzir o conteúdo da Rádio MPPE distribuído pela Agência Radioweb, 21 são de sete municípios da Região Metropolitana do Recife. As demais são do interior, da Zona da Mata ao Sertão, contemplando municípios como Garanhuns, Caruaru e Petrolina e cidades menores. Pela internet, acesse https://radiomppe.com.br/