Política

Ministros de Lula vêm à Petrolina, mas programação não foi divulgada para o time do presidente na cidade

Juscelino Filho, das Comunicações, e Celso Sabino, do Turismo, estiveram na terceira cidade de PE, lançando nova linha de crédito para fomentar o turismo e visitando obras do Centro de Convenções executadas com recursos do Governo Federal.

Dois ministros do Governo Lula estiveram com agenda em Petrolina nesta sexta-feira, 28, mas na solenidade realizada no Cine Teatro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), lideranças políticas do Partido dos Trabalhaodres (PT), sigla do presidente; e de outras legendas que apoiaram a eleição do petista e são base do seu governo, estiveram ausentes.

Presente mesmo somente o deputado federal Lucas Ramos, PSB, que durante entrevista a nossa reporrtagem confidenciou que foi informado da agenda por um dos ministro, o da pasta de Turismo, Celso Sabino, que foi colega de Lucas até bem pouco tempo na Câmara dos Deputado. Ele é do União Brasil do Pará.

O mais interessante é que todo o staff do prefeito Simão Durando, do União Brasil, estava no evento, contando inclusive com o ex-senador e líder do governo Bolsonaro, Fernando Bezerra Coelho que é do MDB e do deputado federal Fernando Filho, também colega de partido de Sabino e de Juscelino Filho, ministro das Comunicações, o outro titular do Governo Lula que veio à Petrolina sem ter a própria base do presidente na programação.

Questionamos a assessoria de comunicação do Ministério do Turismo, sobre a falta de divulgação da agenda para a imprensa em geral e aliados do governo na cidade. A colega informou de forma muito rápida, mas bastante transparente que essa missão tinha ficado a cargo da Prefeitura Municipal. Será então que a gestão Simão Durando selecionou essa divulgação?

Será que diante de ausências de nomes como o do vereador do PT em Petrolina, Gilmar Santos; do ex-deputado e primeiro suplente da Federação PT, PV e PC do B, Odacy Amorim e sua esposa, a ex-deputada estadual Dulci Amorim; ex-vereadora e vice-presidente do PT em PE, Cristina Costa; do ex-prefeito Julio Lóssio e de seu filho, Julio Lóssio Filho, do Solidariedade; de lideranças do Psol local que tem a presidente Isabel Macedo e o ex-candidato a prefeito e lulista de carterinha, Rosalvo Antônio; e até da assessoria especial da governadora Raquel Lyra, PSDB, tendo o ex-prefeito Guilherme Coelho no destaque, a Prefeitura tornou uma agenda de trabalho do Governo Lula como se fosse dela? É isso?

Sem falar que nossa redação também não recebeu nenhum nota, release ou convite para a cobertura, muito menos a redação da Rádio Ponte FM que tem programas jornalísticos como o Dupla Conexão e o Conexão Verdade. Assim como nossa reportagem, o repórter do Conexão Verdade, Tourão Barbosa,  também soube pela imprensa que teve o privilégio de receber o aviso de pauta, da agenda dos ministros ao município capital do sertão de Pernambuco.

DIVULGAÇÃO SELETIVA

O assessor legislativo, Sargento Antônio Quirino, vinculado ao deputado Lucas Ramos, comentou essa divulgação seletiva da Prefeitura de Petrolina de uma agenda do governo a quem o próprio prefeito Simão Durando fez campanha contra.

“Eu entendo que esse evento não era do governo federal e sim da Prefeitura Municipal. A gente lembra que hoje quem comanda a Prefeitura não votou em Lula e em outro presidente que foi Bolsonaro. A determinação do deputado Lucas Ramos é quando se tratar de Pernambuco quando se tratar de Petrolina, que não se possa fazer acepção de pessoas nem de instituições . E como esse evento era do governo federal e o deputado Lucas foi o único que apoiou e votou no presidente Lula, então não poderia faltar”, declarou Quirino.

O deputado federal Lucas Ramos acredita que pelo ministro do Turismo ter assumido recentemente, pode ter havido  falha na assessoria, mas concorda que faltou sim a informação chegar para toda a imprensa de Petrolina e do Vale do São Francisco como também para as lideranças políticas vinculadas ao presidente Lula e sua base na cidade, e isso precisa urgentemente ser corrigido.

fotos divulgação

“É uma época de recesso parlamentar e talvez isso possa ter atrapalhado. No meu caso, pela amizade que tenho com o ministro Celso Sabino, ele fez questão de me ligar, convidando pessoalmente, já que estaria em Petrolina, sabendo da nossa relação com o governo Lula. E por ser partidário do deputado Fernando Filho, também fez o convite para ele estar aqui”, revelou Lucas que como parlamentar, tem tido importantes ações para fortalecer o turismo em Petrolina e PE como já vinha fazendo quando ainda era secretário e deputado estadual.

“O ministro esqueceu de citar que nós trouxemos o Prodetur como deputado estadual junto ao governador Paulo Câmara fizemos a sinalização turística, tudo com recursos federais a partir do Ministério do Turismo. Como secretário trouxemos o Digitaliza Brasil e investimentos para aumentar o sinal digital da TV PE que é da pasta do ministro Juscelino, das Comunicações. Eu visualizo  essa parceria proveitosa que o presidente Lula terá e o carinho ainda mais especial com Petrolina”, acrescentou Lucas Ramos.

Plateia do evento da agenda do Governo Lula sem as lideranças e seus representantes da base do presidente em Petrolina, exceto a reitora em exercício, Lucia Marisy, da Univasf

Integrante da executiva estadual do PT, a ex-vereadora Cristina Costa, nem sequer sabia da visita dos ministros.

“Estamos nos organizando para receber ministros e outros integrantes do governo nos eventos programados para acontecer que são Semiárido Show e Fenagri. A ausência da agenda de hoje com certeza foi uma forma de não dar visibilidade ao PT e não foi a primeira vez que a base de Lula aqui fica fora de agenda oficial de ministros do governo. Vamos colocar o tema na reunião da executiva estadual que ocorre na próxima terça, dia 1º”, afirmou Cristina.

Odacy Amorim, ex-prefeito e ex-deputado, sendo atualmente o primeiro suplente do PT para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, registrou que o grupo que hoje está no poder em Petrolina e que insiste em querer omitir a base de Lula no município, é o mesmo que em 2020 proibiu a entrevista do presidente nas rádios de Petrolina.

Ele lembra que Lula não deixou de falar com Petrolina, mesmo com essa espécie de “boicote” do então time de Bolsonaro na cidade, o mesmo que hoje faz convite seletivo de agenda de ministros de Lula na cidade.

Odacy ressalta que nem por isso o presidente deixou de se comunicar com a maior cidade do interior de Pernambuco, pois a Rádio Ponte FM cumpriu com seu papel constitucional de veículo de comunicação social com concessão pública, abrindo os microfones para Lula que acabara de sair dos mais de 580 dias da “prisão política.”

“Não foi a primeira vez que ocorreu isso. Eles agem dessa forma, mas em 2020 somente a Rádio Ponte FM esteve à disposição para Lula ser entrevistado e falar com nosso povo. Nas outras, apesar da assessoria de Lula ligar e explicar sobre como seria a conversa, o tempo e tal, não conseguiu convencer os respectivos veículos consultados. Em Petrolina, fora a Ponte FM, ninguém abriu os microfones para Lula com medo de retaliação em seus contratos com a gestão  municipal apoiadora de Bolsonaro. Isso deve ser enxergado pelo cúpula governista atual do presidente Lula para tornar essas agendas públicas e para todos, principalmente para a base do governo no município e região”, disse Odacy.

O ex-deputado reforça que ele e a ex-deputada Dulci Amorim disputaram as eleições de 2022 ao lado de outros nomes da base de Lula aqui, defendendo o nome do presidente como sempre. Já o prefeito e a turma dele defenderam e fizeram campanha contra e ao lado de Jair Bolsonaro.

“Eles estiveram com Bolsonaro e nós formos para a rua defender a volta de Lula”, frisou Odacy Amorim.

Também entramos em contado com o vereador Gilmar Santos para a sua avaliação sobre essa segunda saia justa que ministros de Lula terão que explicar, de cumprirem agenda do governo sem a base petista e do governo  presentes em Petrolina. O celular de Gilmar só chamou. Deixamos o questionamento como mensagem no whatsapp dele e assim que chegar, faremos a nota em nosso site.

No segundo post sobre o assunto, a gente colocará novos depoimentos de membros do time de Lula fora de agendas do governo. Além de Gilmar, entramos também em contato com Julio Lóssio Filho, do Solidariedade e com Rosalvo Antônio, Psol, e traremos as avaliações de cada um.

(Por Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste).

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: