Nordeste

Monitor da violência: 11 assassinatos não solucionados em Petrolina/PE

Nenhum dos crimes, cometidos em agosto de 2017, foi a julgamento

Com G1

Da Redação Portal Tribuna

 

Dois anos depois, nenhum dos 11 casos de homicídios praticados na região de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, entre os dias 21 e 27 de agosto, foi a julgamento. Segundo pesquisa feita pelo G1 Petrolina, apenas em quatro casos os autores foram identificados pela polícia. Os crimes foram registrados no levantamento feito pelo Monitor da Violência, em 2017.

O Monitor da Violência é resultado de uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Neste projeto, estão todos os casos de homicídio, latrocínio, feminicídio, morte por intervenção policial e suicídios ocorridos de 21 a 27 de agosto de 2017 no Brasil. São 1.195 mortes registradas – uma média de uma a cada oito minutos.

Dos quatro casos em que os autores foram identificados e estão aguardando julgamento, apenas em um o suspeito está preso. Marivaldo Silva é acusado de matar o jovem João Pedro Soares, no dia 24 de agosto, na PE-635, no município de Afrânio. Deivinho, como era conhecido, foi morto a facadas.

Os autores do assassinato de Rita Batista Peixoto, no bairro da Bomba, em Araripina, foram identificados pela polícia e chegaram a ser presos. No entanto, segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através de um laudo psiquiátrico, um dos acusados era, na época do crime, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato, tendo o laudo concluído pela sua inimputabilidade. O outro autor era menor na época e, por conta disso, o caso corre em segredo de justiça.

André Felipe da Paixão e Francenilson Soares da Silva estão sendo acusados pelo latrocínio que teve como vítima José Antonio Genovez do Nascimento, de 31 anos. O crime foi cometido no dia 25 de agosto, no distrito de Vermelho, em Lagoa Grande. Ainda não houve julgamento e os réus estão aguardando em liberdade.

O último caso com suspeito identificado é o da morte do agricultor Antonio Maurício Silva do Nascimento, de 35 anos. Ele foi morto no bairro Nininha Lócio, em Bodocó, um dia depois de completar aniversário. O inquérito da polícia apontou Erisvaldo Sá Lima como autor do crime. Ele foi acusado pelo Ministério Público e aguarda julgamento em liberdade.

Arquivado

O ajudante de pedreiro, Paulo Rogério de Souza Lima tinha 31 anos quando foi assassinado no dia 27 de agosto, no bairro Fernando Idalino, em Petrolina. Na época, a Polícia Militar informou que os criminosos anunciaram o assalto e em seguida dispararam tiros. Dois deles atingiram a vítima.

Foi instaurado inquérito para investigar o caso, mas os autores nunca foram identificados. Por isso, o Ministério Público de Pernambuco informou que em janeiro de 2019, o inquérito policial foi encaminhado para o Fórum com pedido de arquivamento, pois não foi identificado o autor do crime. Segundo o MPPE, surgirem novas provas que permitam resolver o fato, o caso pode ser reaberto.

Confira o andamento de cada crime

Autores não identificados

Antônio Carlos do Nascimento, 38 anos – Assassinado no dia 27 de agosto, na região do Sítio Mandacaru, Zona Rural de Trindade
Antonio Jamersom de Souza Correia, 21 anos – Assassinado no dia 27 de agosto, na Rua 7, Vila Popular 2, no município de Exu
Thamenson Julio Duarte, 20 anos – Assassinado no dia 27 de agosto, na Rua José Arnaldo, no município de Exu
Paulo Rogério de Souza Lima, 31 anos – Assassinado no dia 27 de agosto, no bairro Fernando Idalino, em Petrolina
José Gomes da Luz, 43 anos – Assassinado no dia 25 de agosto, na PE-122, próximo ao povoado de Jacaré, na Zona Rural do município de Ouricuri
Paulo Roberto Barbosa da Silva, 35 anos – Assassinado no dia 27 de agosto, na BR 316, próximo ao trevo de acesso à cidade de Parnamirim
Dorival da Silva Lima, de 35 anos – Assassinado no dia 27 de agosto, na Vila São Domingos, na Zona Rural do município de Dormentes

Aguardando julgamento

José Antonio Genovez do Nascimento, 31 anos – Assassinado no Distrito de Vermelhos, em Lagoa Grande, no dia 25 de agosto
João Pedro Soares Rodrigues, 21 anos – Assassinado no dia 24 de agosto, na PE-635, no município de Afrânio
Rita Peixoto de Alencar, 49 anos – Assassinado no dia 25 de agosto, no bairro da Bomba em Araripina
Antonio Maurício Silva do Nascimento, 35 – Assassinado no dia 27 de agosto, no bairro Nininha Lócio, em Bodocó

 

Imagem: G1

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: