Cultura e TurismoPernambucoPolítica

Mostra do Projeto Cultura Viva movimenta COMPAZ Dom Helder Câmara

Evento será realizado no próximo dia 28 e vai apresentar um balanço das atividades desenvolvidas durante o projeto, que atendeu dezenas de crianças e adolescentes que vivem na comunidade do Coque, região Central do Recife.

Apresentar a cultura de forma lúdica e educativa para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Esse foi o principal objetivo do Projeto Cultura Viva. A iniciativa, desenvolvida entre os meses de julho e outubro deste ano, será coroada com uma mostra cultural, que promete movimentar o COMPAZ Dom Hélder Câmara, localizado na comunidade do Coque, área Central do Recife.

O evento está marcado para o dia 28 de novembro. Durante a programação, está prevista a exibição das imagens coletadas no período das oficinas, além de depoimentos e vídeos com as apresentações feitas pelas crianças e jovens, no encerramento do projeto.

A Mostra será voltada para as crianças e os jovens atendidos pelo Cultura Viva, assim como professores e coordenadores envolvidos na ação.

As oficinas tiveram início no mês de julho e funcionaram, no primeiro momento, como uma espécie de colônia de férias para 20 crianças e 20 adolescentes, que são moradores da comunidade e estudantes da rede pública de ensino.

As atividades foram desenvolvidas até o mês de outubro, totalizando cerca de 50 encontros. Todas as aulas foram ministradas no próprio COMPAZ Dom Hélder Câmara. Segundo a coordenadora do Projeto Cultura Viva, Alcídia Porciúncula, a escolha do local foi por meio de uma pesquisa in loco, que apontou a carência da comunidade por projetos culturais voltados às crianças e jovens.

“A resistência da periferia e o contato com as raízes afro-brasileiras sempre foram o foco do nosso projeto. Temos como valores a nossa principal linguagem que é oportunizar pessoas das comunidades através da dança como o frevo, boi-bumbá, coco, caboclinho, maracatu, percussão, mediação cultural com a leitura e oficinas de circo. E levar esse projeto para a comunidade do Coque foi primordial, pois as crianças e adolescentes estavam muito carentes de intervenções culturais”, afirma Alcídia.

Ainda de acordo com a coordenadora do projeto, os desafios foram inúmeros. O principal deles foi a carência de cultura vivenciada pelas crianças e adolescentes da comunidade.

“Enfrentamos sérios desafios, pois, o acesso que as crianças e jovens tinham relacionados a cultura era zero, sem identidade cultural, em uma cidade multicultural. Com isso, o empenho foi generalizado, em todo processo. As crianças se doaram ao aprendizado. Já o corpo docente, os pedagogos, os brincantes entregaram todo seu conhecimento sobre a arte, com amor e zelo, preservando todas essas linguagens. Foi um trabalho lúdico, dinâmico, com o objetivo final alcançado”, comemora.

O Projeto Cultura Viva foi idealizado por Alcídia Porciúncula, executado pela Gesttão Criattiva, com recursos do SIC Recife 2021/2022 – FIC, firmado por meio de Termo de Compromisso Cultural no 2023/ano, com a Secretaria de Cultura do Recife.

Serviço
Mostra do Projeto Cultura Viva
Dia: 28/11/2023
Hora: 17h
Local: COMPAZ Dom Hélder Câmara (R. Lourenço de Sá, 140 – Ilha Joana Bezerra, Recife).

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: