PetrolinaPolítica

MST ocupa áreas no sertão do São Francisco e protesta em BR nesta sexta, 19

A sexta, 19, amanheceu com trecho interditado na BR 428 próximo à cidade de Lagoa Grande na divisa com Petrolina, ocupado por famílias de trabalhadoras e trabalhadores do MST Sertão do São Francisco.

Segundo Reginaldo Martins, da coordenação do MST Regional São Francisco, a ação íntegra a pauta do MST dentro do ‘abril vermelho’.

“Queremos avançar com nossas respostas esperadas desde o ano passado. Uma reunião com o MDA está marcada pra está sexta, 10h, em Recife. Até lá, continuaremos na pista”, expressou Reginaldo Martins.

OCUPAÇÕES

O Abril de Lutas é a Jornada Nacional em Defesa da Reforma Agrária, com o slogan Ocupar para Alimentar. Conforme o MST Regional, “este é o mês que entrou para a história da luta pela terra no Brasil, alicerçada pela indignação da impunidade do Massacre de Eldorado dos Carajás, onde 21 Sem Terra foram brutalmente assassinados por a polícia militar do estado do Pará em 1996, completando esse ano 28 anos”, relatou a nota.

Fotos divulgação

“O luto protagoniza a luta dos camponeses até os dias atuais.’

No município de Petrolina mais 2400 famílias do MST, no Vale São Francisco em Pernambucano, fizeram uma ocupação com 1100 famílias em uma área da Codevasf sob concessão da Embrapa com aproximadamente 2.500 hectares e uma reocupação com 1316 famílias na área da Embrapa Semiárido com 500 hectares aproximadamente.

A Regional do Vale São Francisco – Petrolina–PE e Lagoa Grande–PE – decidiu pela ocupação e reocupação das terras públicas da Codevasf/Embrapa “como estratégia pressionar do governo federal para o cumprimento dos acordos firmados em abril de 2023 com as famílias acampadas.”

Diante disso, reivindica:

* A criação definitiva da Superintendência do INCRA Petrolina, para haver celeridade na efetivação de políticas públicas para a Reforma Agrária em nossa região.

* A desapropriação de terras improdutivas, ações da Assistência Social para garantir o acesso a direitos básicos e a criação de Assentamentos para assentar as famílias acampadas da nossa região.

• O acesso das famílias assentadas as políticas de incentivo para o desenvolvimento socioeconômico dos seus territórios por meio da produção de alimentos saudáveis, da agroindústria e da segurança hídrica.

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: