Política

Na #LiveTribunna, presidente do Sindilojas avalia cenário econômico com a pandemia do coronavírus em Petrolina/PE

#TRIBUNNAPandemiaCovid19

Um dos entrevistados desta quarta-feira, 13, da série #LiveTribunna Entrevista, foi Joaquim de Castro, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina/PE (Sinidilojas), no sertão. Ele fez uma abordagem de como este momento de crise sanitária do novo coronavírus, tem interferido no comércio que depois da agricultura irrigada, é o setor que mais emprega, junto com as empresas de prestação de serviços.

Ele anunciou projeções nada animadoras em um ano que sem a pandemia, já seria de busca para melhorar e aquecer a economia regional. Os decretos dos governos estadual e municipal de enfrentamento à pandemia da Covid-19, obrigou o fechamento de quase todos os setores do comércio, ficando abertos apenas àqueles estabelecimentos considerados essenciais como supermercados, farmácias e postos de gasolina.

Esta semana, o prefeito Miguel Coelho, liberou as empresas de construção civil e escritórios de contabilidade, mas condicionando a volta ao trabalho, dentro das regras sanitárias orientadas pelas autoridades de saúde.

“Temos cerca de 4 mil empresas, mas não temos como precisar agora sobre fechamentos de empresas. Ainda demora um puco, devido as questões burocráticas. No mercado de trabalho, já são cerca de 2 mil demissões e previsão para mais 1500 até o final de maio”, constatou o dirigente sindical patronal.

Joaquim de Castro que encontra-se em isolamento social, é integrante do grupo de risco, frisou que tem mantido conversas com o segmento, se reunido com autoridades municipais, visando mitigar o quanto for possível, os prejuízos no setor.

A negociação com o governo do estado vem sendo feito  pela Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio). Outro destaque é que a entidade vem acompanhando o cenário econômico mesmo que o sacrifício seja em nome de prevenção e proteção à população. O comércio dos bairros também é motivo de preocupação.

“Iremos realizar um trabalho mais de perto no comércio dos bairros. Já temos esse momento durante o Natal da Cidade e nosso objetivo é chegar perto, orientar sobre a importância de se associar ao Sindilojas para fortalecer cada comerciante de bairros como João de Deus, São Gonçalo e José e Maria que são muito mortes no setor na cidade”, acrescentou o dirigente sindical.

Joaquim de Castro destacou ainda que vem existindo  a troca de informações entre todas as cidades do sertão desde o começo das medidas restritivas em decorrência do isolamentos social.

São reuniões via videoconferência com representantes de entidades como as Câmaras de Dirigentes Lojistas de todo o sertão. “Já tivemos o primeiro encontro e estamos nos reunindo novamente para discutir alguns encaminhamentos que visem a retomada econômica do comércio em toda a região”, registrou Seu Joaquim.

Se você quiser conferir toda a nossa #LiveTribunna Entrevista com o presidente do Sindilojas de Petrolina, Joaquim de Castro, acessa os stories do nosso perfil @portaltribunna no Instagram.

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: