Notícias do ParlamentoPolítica

No bairro João de Deus, o 27º Grito dos Excluídos une defesa de direitos, solidariedade e fora Bolsonaro

Evento teve ainda um café coletivo na Praça da Juventude, bairro João de Deus, um dos bairros mis populosos de Petrolina/PE.

Um café da manhã solidário e coletivo deu início ao ato do Grito dos Excluídos 2021 em Petrolina, maior cidade do sertão de Pernambuco. Foi logo no começo do dia.

O ato neste 7 de setembro completa 27 anos e tem pautas sociais históricas como direito ao emprego, moradia, saúde, educação e alimentação. Neste ano, os organizadores juntaram ao ato a pauta do #7SForaBolsonaro que tem feito um governo que vem aumentando a série de dificuldades para os brasileiros mais pobres, a classe trabalhadora e para a maioria do povo brasileiro.

Junto à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), movimentos sociais, de estudantes, sindicatos, agentes políticos do campo democrático e partidos de esquerda, organizaram o Grito dos Excluídos centralizado na Praça da Juventude, bairro Joao de Deus, um dos mais populosos de Petrolina.

Um bom cuscuz para iniciar o dia e de ato contra Bolsonaro e seu desgoverno, foi assim que começou o Grito dos Excluídos 2021 em Petrolina (FOTOS – LISANDRA SANTOS DIVULGAÇÃO)

Com vários cartazes, camisetas com frases de indignação, fora bolsonaro, entre outros, o espaço do evento foi decorado com várias faixas ressaltando as pautas sociais do Grito, denunciando a política dos preços de combustíveis de Bolsonaro que descamba para os altos preços de produtos da cesta básica. A denúncia da falta de apoio a uma vacinação em massa, foram parte da lista de revolta deste país.

Uma das presentes foi a militante Fernanda Vilas Boas, união da juventude comunista que retratou como vem sendo tocada esta edição 27 do Grito dos Excluídos.

“É um ato que há 27 anos acontece e este ano vem com um peso muito maior com todas as perdas dos direitos que o povo brasileiro vem sofrendo desde o golpe contra a presidente Dilma. Estamos nesse encontra com a classe trabalhadora que sempre foi a pauta do Grito dos Excluídos e estamos realizando com cuidado, organizando a revolta de quem vem sofrendo com os desmandos do governo Bolsonaro em respeito aos protocolos diante da pandemia”, disse a militante.

Praça da Juventude do João de Deus sediou a programação deste ano

Fernanda frisou que a programação da 27ª edição do Grito dos Excluídos em Petrolina teve várias ações durante toda a semana que antecedeu o ato neste 7 de setembro. Foi solicitado que quem fosse ao ato nesta terça, levasse um kg de alimento não perecível. Os alimentos serão entregues para famílias em vulnerabilidade social da cidade.

Políticos de esquerda como o vereador Gilmar Santos, PT, da ex-vereadora Cristina Costa, também petista; nomes como de Carlos Enfermeiro, líder comunitário bastante querido no João de Deus, entre outros nomes que se integraram à manifestação.

RECIFE

A mobilização dos Grito dos Excluídos na capital pernambucana, se concentrou na Praça do Derbi e depois houve uma caminhada pelas ruas do centro, reforçando as pauta do ato nas capitais nordestinas também.

O medico Márcio Heridijanio, do PT de Petrolina, pré-candidato a deputado federal, esteve no ano do Recife e a gente mostra aqui na Live.

 

 

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: