ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Novembro Negro: Câmara de Petrolina/PE debate no Dia da Consciência Negra a implantação do Estatuto da Igualdade Racial no município

A proposta foi tema de uma Roda de Conversa programada para o 20 de novembro na Casa Plínio Amorim.

A pauta da criação do Estatuto Municipal de Igualdade Racial, proposta que vem sendo levantada pelo ‘Mandato Coletivo’ do vereador e professor Gilmar Santos, do PT de Petrolina, no sertão pernambucano, foi um dos temas em evidência durante  a Roda de Conversa promovida nesta quarta-feira, 20, Dia da Consciência Negra, na Câmara de Vereadores do município. O ato teve como autores os vereadores Gilmar Santos e Cristina Costa, do PT.

Viviane Costa, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, avaliou o encontro como de grande importância num momento em que casos de preconceito se evidenciam, um alerta importante no combate a todo tipo de descriminação, desrespeito e que só merece repúdio a tais atos. A discussão vem com o propósito e uma forma de mudar essa realidade.

“A gente precisa ter mais espaços como esses de discussão. Que bom que aqui existem os vereadores Cristina Costa e Gilmar Santos que vem pontuando essas questões, projetos de lei que possam construir políticas públicas voltadas para o nosso povo e a gente vai estar sempre junto, nessas trincheiras, sempre na luta, pontuando essas demandas”, disse Viviane.

Exposição Cultural Afro-brasileira que ocorre até hoje, 21, no Salão de Cultura da Câmara de Petrolina

Ela relata ainda que o calendário do Novembro Negro em Petrolina terá dentro do Afrocoletividade com discussões indo a todos os lugares, indo às periferias, com cultura e discussões. Teremos na UPE uma Mesa Quilombola, dia 30 haver o desfile da beleza negra, encerrando as atividades, ainda estão sendo realizadas oficinas de turbante, de maquiagem. “Tivemos ainda mesas de formação e nossa intenção e continuar levando esse calendário de cultura negra para a população petrolinense”, completou a presidente da Rede de Mulheres Negras de Petrolina.

Para a vereadora Cristina Costa, que tem sempre feito a defesa do movimento negro como integrante do poder legislativo, elaborando as leis, as propostas que visam pontuar a importância da cultura e do povo negro para Petrolina e todo o País. “Temos uma exposição valorizando os povos de terreiro, conhecendo a sua riqueza, negros e índios. São elementos que mostra toda a existência do povo negro, da cultura afro-brasileira, levando a uma reflexão que o respeito as diferenças deve ser parte existente de qualquer processo democrático”, assinalou Cristina Costa

O vereador Gilmar Santos elaborou junto com o Mandato Coletivo, o Estatuto de Igualdade Racial de Petrolina, um instrumento de fortalecimento no combate às desigualdades que se tornam mais presentes ainda entre a população negra.

Fotos de ações da Capoeira Angola, instrumentos, objetos e símbolos e muita história da cultura afro brasileira presentes na mostra do Novembro Negro na Casa Plínio Amorim

“Nessa Roda de Conversa, de consulta, ouvimos diversos pesquisadores, professores, militantes, sobre a implementação desse Estatuto da Igualdade Racial aqui no município de Petrolina, projeto de nossa autoria através do Mandato Coletivo e que nós esperamos muito que a partir deste debate a gente tenha um melhor enfrentamento das desigualdades aqui no município de Petrolina. Segundo pesquisadores, quase de 70% da população de Petrolina, são formados por pretos e pardos e isso contribui ainda mais para que nós possamos construir políticas públicas de inclusão”, afirmou o vereador Gilmar Santos.

 

 

 

Por Cinara Marques

Notícia do Parlamento/Redação Portal Tribunna

[email protected]

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: