PolíticaSaúde

Novos equipamentos aprimoram resultados de exames de sangue no HU-Univasf

Aparelhos foram recebidos na segunda quinzena de novembro e já estão sendo utilizados

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-Univasf/Ebserh), recebeu melhorias na Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica (UACAP), referentes à substituição dos equipamentos atuais de hematologia por outros mais modernos.

Agora, a UACAP do HU-Univasf/Ebserh conta com equipamentos destinados às análises hematológicas nos modelos XN 1000 e XN 350, o que possibilita maior reprodutibilidade dos resultados, maior velocidade operacional na análise das amostras, incremento do laudo de hemograma a partir da emissão da contagem de eritroblastos e maior sensibilidade na análise citológica dos líquidos biológicos.

Os equipamentos chegaram ao hospital na segunda quinzena de novembro deste ano, fornecidos por contrato de comodato, relacionados aos exames hematológicos licitados em 2023. Para possibilitar o manuseio adequado das máquinas, foi realizada, de 27 de novembro a 06 de dezembro, uma capacitação dos profissionais da UACAP, ministrada pela assessora científica Marcela Lira.

De acordo com a chefe da Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do HU-Univasf, Ádria Clésia Lopes, a chegada desses equipamentos no Hospital confere resultados de exames de sangue mais aprimorados.

“Por meio desses aparelhos, é possível conferir mais qualidade e precisão nos exames hematológicos e dos demais líquidos biológicos, aos usuários do SUS, atendidos no HU-Univasf/Ebserh”, enfatiza.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. (Com assessoria de comunicação)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: