NordesteSergipe

Nutricionistas alertam para a mudança de hábitos alimentares frente à pandemia

Dia 31 de agosto é o dia do nutricionista, profissional habilitado para promoção, manutenção e recuperação da saúde por meio da alimentação.

“Precisamos levar em consideração que a alimentação é um processo importante no processo de defesa do organismo” explica o nutricionista, Ronaldo Cruz. O nutricionista é o profissional habilitado para promoção, manutenção e recuperação da saúde por meio da alimentação. Hoje, com atuação em diversas áreas, como saúde pública, ensino, pesquisa e áreas clínicas, esse profissional tem sido fundamental no atual cenário da pandemia.

Ronaldo Cruz, Referência Técnica Estadual em Alimentação e Nutrição, falou sobre as competências do profissional de nutrição e como, em tempos de pandemia, evidenciou-se o relevante papel que exerce no Sistema Único de Saúde. “Esse profissional tem um componente importante: o fato de não apenas ter o conhecimento científico da biologia humana, mas também o privilégio de ter um conhecimento social agregado ao seu ofício”, disse o nutricionista.

Ronaldo explicou que bons hábitos alimentares são essenciais para a manutenção da qualidade de vida, sobretudo, em tempos como os atuais. “Sabemos que manter uma alimentação saudável, rotina de atividade física e ingestão hídrica adequada são estratégias que fortalecem o sistema imunológico e que podem ser úteis na prevenção e combate de diversas doenças. O que previne de fato a COVID – 19 é a vacina, não existe associação de determinados alimentos para cura da COVID-19. Precisamos levar em consideração que a alimentação é um processo importante no processo de defesa do organismo”, ressaltou o profissional.

A nutricionista, Anaxágora Conceição Souza, que atua na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), explicou que o planejamento alimentar da maternidade segue as recomendações indicadas para cada gestante. “Visamos priorizar alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, carnes bovinas, de aves, peixe e ovos. É importante ressaltar que os bons hábitos alimentares devem ser praticados de forma contínua para que seus benefícios sejam sentidos”, atentou Anaxágora.

Ela observou que alimentos ultraprocessados são pobres em nutrientes e ricos em calorias, a exemplo de refrigerantes, sucos de caixinhas, biscoitos recheados, salgadinhos industrializados, embutidos e outros. “O consumo desses alimentos está relacionado ao surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, que são consideradas de risco para o Covid-19”, explicou.

Em relação às puérperas, Anaxágora, atentou que essas devem seguir as mesmas recomendações quanto às escolhas alimentares que o restante da população sadia. Ela deixou claro que é importante fazer boas escolhas para que as crianças já cresçam em um ambiente que as estimule a consumir bons alimentos. “Esse estímulo é fundamental para a formação do hábito alimentar da criança. Vale ressaltar a importância exclusivamente da amamentação até os seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos. Após os seis meses, se inicia a introdução alimentar, onde devem ser evitados alimentos como sal e açúcar. A consistência das preparações devem acompanhar o desenvolvimento da criança”, orientou a nutricionista.

Para Fabiana Barreto, que também é nutricionista da MNSL, é preciso evitar o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes, café em excesso e chocolate. “As pessoas devem preferir as frutas e legumes variados, além de carne, frango, peixes cozidos, grelhados ou assados. Ainda feijão, grão de bico, lentilha, cereais como arroz, macarrão, pães, tubérculos e raízes como macaxeira, inhame, batata doce”, concluiu.

Secom/SE

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: