Bastidor (Cinara Marques)Notícias do ParlamentoPolítica

O ‘medo’ da bancada de Simão Durando em aprovar pedidos de informação da oposição

Coluna BASTIDOR por Cinara Marques

Mais uma sessão plenária da Câmara de Petrolina e de novo mais dois requerimentos de pedido de informação da oposição rejeitados pela bancada do prefeito Smão Durando, União Brasil, na Casa. Mas que danado de ‘medo’ é esse dos governistas do legislativo petrolinense que não aprovam esclarecimentos da atuação da gestão municipal sobre temas de interesse público?

Sim, porque essas respostas não são para a  oposição que só faz o papel dela no parlamento que é o de representar o povo nesses questionamentos e a quem gestor e vereadores devem satisfação. Entretanto, os vereadores governistas só querem, pelo jeito, dar satisfação ao prefeito e não aos eleitores que os colocaram na Câmara para ser a voz deles, não de Simão Durando.

Um dos pedidos de informação negado na sessão ordinária desta terça, 2, foi o de autoria da vereadora Lucinha Mota , PSDB, sobre a política da gestão Simão Durando para a população de rua que só se multiplica em Petrolina. A vereadora queria saber:

a) do Plano Municipal e das medidas atualmente em
execução para auxiliar e amparar os moradores que se encontram em situação de rua.
b) esclarecimentos referentes à assistência médica fornecida aos moradores em situação
de rua, incluindo o alcance dessa assistência, o número de beneficiários e se o acesso aos
serviços oferecidos é adequado.
c) informações acerca do status operacional do Programa de Habitação Social, quantos
indivíduos estão sendo beneficiados por ele, seu modo de funcionamento e os procedimentos
para inscrição de moradores em situação de vulnerabilidade social.
d) o número de unidades de acolhimento disponíveis para os moradores em situação de
rua, que oferecem serviços de alimentação e assistência básica.
e) informações sobre a disponibilidade de leitos destinados aos moradores de rua com
dependência química, bem como se os leitos são suficientes em relação à demanda existente.
f) o levantamento do número de profissionais qualificados disponíveis nas unidades de
acolhimento, além de sugestões para a criação de novas oportunidades de emprego na área de cuidado e assistência social, caso necessário.

“É importante esta Casa ter essas informações, porque esse é um tema recorrente, do número crescente de pessoas em condição de rua na Praça Dom Malan, no Centro da Cidade e na Orla, e isso, consequentemente, aumenta a criminalidade, e a gente precisa de fato saber o que a secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Essas pessoas precisam de tratamento, quantos leitos Petrolina oferece a essas familias? Porque é fácil dizer que o outro tem que morrer. Essa pessoas são doentes e precisam de tratamento. E para onde direcionar quando essas mães nos procuram para ajudar? Esta cidade precisa de um olhar sensível para os nossos”, explicou Lucinha que teve seu requerimento subscrito pelo colega Gilmar Santos, texto rejeitado pelos governistas.

O outro pedido negado para informar à população veio atraves do vereador Gilmar Santos, líder da oposição na Câmara Municipal de Petrolina. Gilmar solicitava esclarecimentos sobre os recursos para as ações de cultura no município que praticamente não existem na ‘capital da irritação’. Gilmar solicitou:

• Projeto de Lei que regulariza e implementa o Fundo
Municipal de Cultura e criar a Secretaria Municipal de Cultura;
• Implementação da Lei nº 3.669 de 14 de dezembro de 2023, que reestrutura o Conselho Municipal de
Políticas Culturais de Petrolina

“Os vereadores que votam contra os requerimentos aqui nesta Casa, eles não gostam que a gente lembre que cada um recebe R$ 15 mil da população pra prestar um desserviço, porque quando essa bancada de oposição honra o voto, apresentando requerimento solicitando informações, nós estamos aqui cumprindo um dever, é o básico que a gente deveria estar fazendo, mas nem isso eles fazem. Nós estamos aqui apenas querendo que a Prefeitura estruture a política de cultura de nossa cidade, de valorização, de apoio, de fomento. E quando não temos esse direito assegurado e quando isso não existe o que vamos tendo é a cultura da violência tomando conta da nossa vida, do atraso e da naturalização de diversas violações e há 7 anos estamos nesta luta”, assinalou Gilmar, lembrando que existe um conselho de cultura que precisa sair do papel com fundo de cultura também.

“Queremos a criação da secretaria de Cultura e o funcionamento devido do Conselho Municipal de Cultura. Se Perolina estruturar sua cultura, vai receber recursos federais, no entanto é inacreditável o líder do governo lutando para derrubar isso e o requerimento da companheira vereadora Lucinha Mota que também visa estruturar uma política pública para a população em situação de rua”, completou o líder da oposição, Gilmar Santos.

Resultado

Pedido de Destaque do vereador Diogo Hoffmann para os Requerimentos nº 095/2024, de autoria da vereadora Lucinha Mota, e nº 130/2024 de autoria do vereador Gilmar Santos

Requerimentos reprovados por 11 votos a 4

Votaram contra

Diogo Hoffmann
Wenderson Batista
Alex de Jesus
Marquinhos Amorim
Gilberto Melo
Edilsão do Trânsito
Josivaldo Barros
Zenildo do Alto do Cocar
Manoel da Acosap
Rodrigo Araújo
Maria Elena

Votaram a favor

Lucinha Mota
Gilmar Santos
Samara da Visão
Ronaldo Silva

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: