Galeria

“O problema do Brasil não se resolve com arma, se resolve com livro, com escola”, enfatiza Lula em entrevista a BBC News

Em entrevista ao canal britânico exibida nesta sexta (10), ex-presidente mostrou para Bolsonaro como fez com que os “brasileiros passassem a gostar de si mesmos”

Por Redação Portal Tribunna

Com Agência PT de Notícias/BBC Brasil

Duas semanas após conceder a primeira entrevista desde que está mantido como preso político, Lulavolta ao centro do debate político no Brasil e no mundo. Desta vez com a exibição ocorrida nesta sexta-feira (10) do programa gravado pelo canal britânico BBC com o ex-presidente – o especial, concebido a partir de conversas com o jornalista Kennedy Alencar, seria transmitido anteriormente pela Rede TV!, que desistiu de última hora por razões ainda não esclarecidas.

Com a habilidade de sempre, Lula mais uma vez desconstruiu ponto a ponto a narrativa que tenta lhe atribuir crimes que jamais cometeu, voltou a desafiar Sérgio Moro a apresentar uma única prova sequer contra ele e se mostrou perplexo diante dos cada vez mais frequentes desastres provocados durante o desgoverno Bolsonaro, que declarou guerra à educação pública do país na tentativa de apagar o imenso legado deixado à categoria durante os governos do PT.

“Bolsonaro defende um estado policialesco, um estado armado.  Você não vê cidadão (que defende o atual mandatário da República) fazer um gesto que não seja o de atirar. O problema do Brasil não se resolve com arma, se resolve com livro, com escola”, enfatiza.

Para ilustrar seu argumento, Lula recorreu aos surpreendes números deixados pelos governos petistas à educação pública do país: foram 18 novas universidades federais e 173 campus universitários e quase o dobro de alunos em graduação (de 2003 a 2014, saltou de 505 mil para 932 mil estudantes.

Investir em educação, aliás, foi uma das dicas dadas pelo ex-presidente ao despreparado Jair Bolsonaro, que está mais preocupado “em correr atrás do filho pra apagar incêndio todo dia” – referência aos escândalos gerados pela interferência da família nos assuntos do governo. “Se o brasil quiser ser respeitado, tem que cuidar de si mesmo. não é com discurso, é com prática. Ao invés de falar bobagem, ele devia terminar o mandato fazendo mais que universidade, colocando mais crianças na escola, construir mais casas…”.

Sobre os desdobramentos jurídicos que o levaram ao cárcere político já denunciado em demasia por órgãos e magistrados do mundo todo, Lula desafia: “Mostrem uma única prova contra mim! Moro nasceu pra se esconder atrás de uma toga. Agora ele tem que se expor a debate.  Eu adoraria sair daqui e fazer debate com o Moro sobre os crimes que ele diz que eu cometi”.

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: