EleiçõesOpiniãoPolítica

Opinião: “Ou o PT indica Marília Arraes para o Senado ou corre o risco de ver um senador de Bolsonaro eleito”

Por Paulo Farias, em artigo enviado ao Blog de Jamildo e repostado em nosso tribunanordeste.com.br

“Se somar o voto de Danilo, de André de Paula e Carlos Veras não chega na votação de Marília Arraes para deputada federal”, diz outro socialista eduardista.

A eleição para o Senado é sui generis. É majoritária, mas elege um parlamentar, no caso, um Senador da República.

O deputado federal representa o povo, já o senador representa os Estados e o Distrito Federal. Por isso, temos 81 Senadores, sendo 3 por cada ente da Federação.

Nessa eleição de 2022, elegeremos apenas 1 senador. Na próxima, em 2026, elegeremos 2.

Portanto, uma chapa majoritária deve ter um certo equilíbrio na força de seus componentes.

Em política e eleição só se inventa quando a situação é tão favorável que se ganha com qualquer um, o que não será o caso das eleições majoritárias de 2022, em Pernambuco.

De logo, não vejo outro nome com peso, dimensão política e eleitoral para o PT indicar para o Senado, senão o da deputada Marília Arraes.

A deputada estadual Tereza Leitão e o deputado federal Carlos Veras são meros desconhecidos e pouco acrescentam à chapa, puxando-a para baixo. Ai onde mora o perigo.

Quem quiser subestimar, que subestime, porém não tenho dúvidas que qualquer candidato a senador apresentado pelo presidente Bolsonaro em Pernambuco passará de 20% dos votos válidos, podendo com essa votação sair consagrado das urnas.

Acho que na composição da chapa majoritária encabeçada pelo Partido Socialista Brasileiro não cabe outro nome para ocupar a vaga de candidato ao Senado pelo PT senão o da deputada Marília Arraes.

Marília daria dimensão e sua pujança eleitoral ajudaria a eleger o governador.

Marília tem votos, é conhecida em todo Estado, é neta de um dos maiores ícones da esquerda brasileira, que é o nosso saudoso presidente de honra do PSB, Miguel Arraes.

Qualquer outro petista de menor expressão ocupando essa vaga será um risco desnecessário, numa eleição que não está ganha.

Mesmo se o governador do PSB sair vitorioso, correrá o sério risco do senador indicado e apoiado por Bolsonaro sair eleito por Pernambuco.

Pé no chão, bom senso e humildade são elementos essenciais para o sucesso nas urnas e espero que ele venha.

O que sei é que não teremos na cabeça da chapa majoritária do PSB, um candidato com a força de um Miguel Arraes, que foi capaz de arrastar o desconhecido Mansueto de Lavor e Antônio Farias, como seus senadores, contrariando todos os prognósticos.

Com todo o respeito, em 2022, não termos santos nem muito menos andor. De logo, a tese do andor não vigorará!

 

Paulo Farias do Monte é advogado e suplente de vereador pelo PSB no Cabo de Santo Agostinho.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: