NordestePolítica

Opinião: Por que economizar com a educação de alunos autistas e com outras deficiências, poder público de Petrolina?

Texto nos enviado pelo Grupo Incluir que luta pela qualidade na educação pública para alunos autistas e portadores de outras deficiências. A inclusão dessas crianças é um direito previsto em lei, lembra o texto.

O professor auxiliar atua garantindo a aprendizagem de alunos com algum tipo de deficiência. É um direito prevista em lei, uma conquista que garante a inclusão em escola regular, possibilitando desenvolver as potencialidades dessas crianças. Dessa forma, o professor auxiliar deve ser dotado de formação adequada que lhes garanta o mínimo de conhecimento para atuar junto ao professor regular.

O fato é que, no final desse mês fomos surpreendidos com a troca dos auxiliares. Na verdade, sem comunicação previa para nós pais, dispensaram os antigos que já estão com nossos filhos a mais de três anos e estão “enviando” (algumas escolas ainda estão sem) novos que segundo a secretária passaram em uma seleção.
Mas qual o problema?

A secretária de Educação de Petrolina parece desconhecer sobre o Transtorno de Espectro Autista, pois desconhece que mudanças bruscas na rotina dessas crianças, pode desencadear crises próprias de quem possui tal condição. Algumas crianças já se encontram em crise, apresentando quadro de angustia, choro e muitas delas se recusam a voltar para a sala de aula.

Além disso, temos que pensar na formação que os profissionais já possuíam, pois atuam a um período considerável, por isso, nos preocupamos com a formação desse novo quadro de profissionais que para um distúrbio tão complexo tiveram apenas uma semana de formação.
Quero lembrar a secretária de Educação do município que a lei Berenice Piana (LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012.), estabelece que o aluno, comprovada a deficiência, tem direito a acompanhante ESPECIALIZADO. Uma semana de formação não garante atestado de especialidade em qualquer área que seja.

Acrescentado mais um enredo dessa novela, ficamos sabendo que o salário desses novos contratados será a metade do valor que os antigos recebiam. Entendemos que o Brasil se encontra em dificuldades econômicas, e que enquanto gestores prudentes devemos cortar custos, mas logo com a educação de deficientes?

Por fim, esperamos que o prefeito dessa cidade, tome ciência da situação e tenha a sensibilidade de revogar essas medidas absurdas que estão sendo feitas em desfavor dos nossos filhos.

Grupo Vamos Incluir

Movimento Social

MANIFESTAÇÃO

Nesta segunda-feira, 2, a partir das 9h, o Grupo Incluir estará com todos os integrantes do movimento para uma manifestação na secretaria de Educação de Petrolina, no sertão de PE. A Secretaria esta localizada no Centro de Convenções Nilo Coelho, região central da cidade.

“Queremos informa a nossa sociedade, o desmonte educacional na Educação Inclusiva de Petrolina”, aponta o convite enviado a nossa redação. O ato deve contar com outras entidades através de convites enviados pelo Grupo Incluir.

 

 

 

 

Por Portal Tribunna

Da Redação

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: