ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Oposição rebate Prefeitura e afirma que contas da Gestão Novo Tempo foram aprovadas, mas com ressalvas pelo TCE/PE

Segundo o vereador Gabriel Menezes, PSL, o resultado foi por causa do baixo investimento na saúde municipal

O vereador Gabriel Menezes, do PSL, levou à sessão desta terça-feira, 29, na Câmara Municipal de Petrolina, no sertão pernambucano, que ao contrário do que a gestão Novo Tempo divulgou na semana passada, as contas da administração atual não foram aprovada por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/PE), como divulgado pelo governo municipal..

“E sabe porque a ressalva? Porque a Prefeitura de Petrolina não estaria investindo os 15% constitucionais na saúde pública municipal”, revelou Gabriel que tem mostrado em suas redes sociais, o drama da população para conseguir o acesso aos serviços de saúde como consultas nas unidades de saúde. Num do vídeos, ele mostra o posto do projeto Maria Tereza com pessoas dormindo em redes para poder conseguir uma ficha de agendar um atendimento na unidade.

Na tribuna, o líder da oposição, vereador Paulo Valgueiro, reforçou o debate levado ao plenário pelo colega de bancada, Gabriel Menezes.

“Faltam médicos, dentistas, falta até material básico nos postos de saúde de Petrolina.  O prefeito esconde a realidade de que alguns atendimentos nos postos estão sendo interrompidos por falta de material básico como luvas. Haja filas por todo o município. E aqui os vereadores do prefeito fecham os olhos para as mazelas do governo, e capricham na bajulação”, alfinetou Valgueiro.

O OUTRO LADO

Líder do governo, o vereador Aero Cruz rebateu o integrante da bancada oposicionista. “O senhor como locutor, porque não foi com seu ‘bocão’, denunciar quando o ex-prefeito Julio Lóssio fechou o Laboratório Central, os mais de 20 postos de saúde e nós já reabrimos 16. O direito do vereador termina quando começa o do outro aqui nesta Casa”, destacou Aero.

A assessoria de imprensa também discordou do opositor, reafirmando que as contas foram aprovadas por unanimidade.

Também em defesa da Gestão Novo Tempo, como postado no Portal Tribunna, o vereador Alvorlande Cruz rebateu Gabriel e na tribuna durante um pronunciamento de cerca de 20 minutos, listou cada ação, lembrando que os indicadores apontam a saúde de Petrolina como a primeira do estado e entre as oito do Brasil. “O pior cego é aquele que não quer enxergar”, disse Alvorlande em um dos trechos da matéria postado aqui.

FURA FILA

Outri a entrar no debate foi o vereador Zenldo do Alto do Cocar, conhecido como bastante atuante na questão da saúde, quis provocar Gabriel ao perguntar a ele quando a “receita mágica” que o opositor teria para acabar as filas no Sistema Único de Saúde (SUS). O integrantes da oposição não deixou por menos e devolveu. “Com as filas eu posso até não achar com urgência, mas com o ‘fural fila’ com certeza eu acabarei e logo”, disparou Gabriel Menezes.

A fala de Gabriel provocou a reação de Zenildo que iniciou um debate acalorada no plenário, forçando o presidente da Casa, vereador Osório Siqueira, a desligar os microfones de ambos.

A questão do ‘fura fila’ volta e meia, vem à tona na Câmara Municipal. Ainda nessa legislatura, o vereador Gaturiano Cigano não gostou nada de conhecer essa prática após iniciar suas atividades no legislativo, denunciando a prática inclusive de colegas de bancada, realizando a prática. O vereador Zenildo do Alto do Cocar, volta e meia, tem seu nome ligado á pratica do ‘fura fila”, que ele critica veementemente, por isso sempre se irritar quando existe esse tipo de indireta ou não quanto a sua atuação nesta questão de atendimento na saúde pública do município.

 

 

 

 

 

Por Cinara Marque

Notícias do Parlamento – Redação Portal Tribunna

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: