O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um balanço positivo do primeiro ano de seu governo, em entrevista à Rádio Metropole. Lula afirmou que o país está em processo de recuperação, após a crise econômica e social do governo anterior.
“Quando nós chegamos na presidência, no dia 1º de janeiro, a gente tinha uma noção de como estava o Brasil. Muita coisa tinha deixado de existir, a começar pela cultura. Faltava dinheiro para muita coisa, não tinha sido aplicado dinheiro para coisas importantes”, disse Lula.
O presidente afirmou que, no primeiro ano, o governo recuperou quase 80 políticas sociais, como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Prouni. “Conseguimos colocar o povo necessitado na ordem do dia, tentando ajudá-los a se tornar cidadão de primeira classe, com direito de trabalhar e comer”, afirmou.
Sobre os pessimistas, o petista declarou que eles acompanharam um ano de crescimento e desenvolvimento do país.
“Os pessimistas que a vida inteira acreditaram que as coisas não iam dar certo no Brasil estão sem ter o que falar. Primeiro porque a economia cresceu mais do que esperava, segundo porque o emprego cresceu mais do que esperava, terceiro porque a massa salarial, que antes era reajustada abaixo da inflação. Voltamos a aumentar o salário mínimo segundo o crescimento do PIB e da inflação”.
Lula também criticou a política econômica favorecendo ricos e grandes empresários. “Nesse país, quem vive de dividendo não paga imposto de renda e quem vive salário paga”, disse. O presidente afirmou que o Brasil está no caminho certo para a recuperação.
“Eu digo sempre que esse foi um ano que a gente arou a terra, jogou adubo, jogou semente, cobriu semente. E agora em 2024 é o ano de colheita, de colher o que a gente plantou em 2023”, afirmou. (com metro 1)