EleiçõesPolítica

Pagode, forró com piseiro, sertanejo e feminejo: a mistura de ritmos nos jingles dos candidatos a presidente já homologados e da pré-candidata do do MDB em 2022

#TribunaNordesteDeOlhoem2022: os primeiros jingles têm Lula com o forró da 'saudade do ex'; Bolsonaro tem sertanejo para 'vencer de novo'; Ciro tem pagode sobre 'novo olhar' e Tebet tem feminejo da 'coragem da guerreira'.

Com VÍDEO

A campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto. O registro das candidaturas pode ser feito até um dia antes. Mas as músicas já apareceram em eventos e nas redes sociais.

Em geral, os candidatos lançam vários jingles durante a campanha, e apostam em um ou dois como carros-chefes. Essa escolha deve ficar mais clara no início do horário eleitoral gratuito, também no dia 16 de agosto. Veja quem são os pré-candidatos.

g1 e nós aqui do TRIBUNA NORDESTE , trouxemos os jingles dos cinco principais presidenciáveis mais bem colocados na pesquisa mais recente do Datafolha, de junho. Entre eles, André Janones (Avante) é único a não ter ainda jingle pronto, de acordo com a sua assessoria.

As canções já divulgadas mostram em que tom vai começar cada campanha. Conheça:

LULA

O primeiro movimento musical de Lula em 2022 foi o lançamento de uma nova versão do seu jingle de 1989, o “Lula lá”, com Pabllo Vittar, Duda Beat, Martinho da Vila e outros, no dia 7 de maio.

Mas a primeira trilha original saiu em 16 de julho. O estilo musical é a pisadinha, variação do forró com batida simples, feita no teclado, que ficou muito popular nos últimos anos. Ouça abaixo:

BOLSONARO

A dupla sertaneja Mateus e Cristiano, de Taquarituba (SP), cantou esta música ao lado de Bolsonaro no dia 20 de maio de 2022, eu uma live no dia do almoço que o presidente teve com o empresário Elon Musk.

A equipe da pré-campanha do presidente produziu um vídeo com uma versão de estúdio da música, que foi apresentado no dia 13 de julho à imprensa.

Ele começa com um trecho do hino nacional na guitarra. Essa introdução lembra as baladas sertanejas dos anos 90. A melodia e o verso “ele é de Deus” remetem à música gospel.

CIRO GOMES

A pré-campanha que mais testou jingles em 2022 foi a de Ciro Gomes. Ele tem músicas em ritmo de forrófrevo e até uma paródia de “Sujeito de sorte”, de Belchior, com estilo semelhante ao uso da música em “AmarElo”, de Emicida.

Ciro tentou vários ritmos, e o que mais teve visualizações no canal dele no YouTube foi o “Pagode do Cirão”, com mais de 100 mil views.

SIMONE TEBET

Simone Tebet tem uma pré-campanha mais recente, mas, assim como Ciro Gomes, já lançou vários jingles em seu canal no YouTube, incluindo um samba e um forró.

O clipe mais assistido até agora, com mais de 130 mil views, foi “A nova esperança do Brasil”. É uma balada com um vocal feminino grave ao estilo das cantoras do “feminejo“.

“Vem lá do interior, do coração do meu país”, diz o início da música sobre a pré-candidata com origem no Mato Grosso do Sul. O clipe tem muitas imagens do campo, de rios e estradas.

Ouça

Com g1

Canal Tribuna Nordeste

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: