BahiaPernambucoPolítica

Pernambuco e Bahia debatem segurança nos estados

O plano Juntos Pela Segurança, do Governo de Pernambuco, organizou uma reunião entre as Forças de Segurança do estado e da Bahia para discutir ações de combate à criminalidade. O encontro foi promovido em Petrolina, no Sertão pernambucano.

Durante o debate, houve compartilhamento de imagens entre os estados para ajudar nas investigações e elaboração de um calendário para estabelecer o período das reuniões. Também foi assinado por todas as Forças de Segurança um documento solicitando um posto da Polícia Federal em Petrolina.

Esta é a segunda reunião integrada entre as instituições policiais em conjunto com o estado da Bahia sob a coordenação da secretária executiva de Defesa Social de Pernambuco, Dominique de Castro Oliveira. O primeiro estado a participar do projeto foi a Paraíba.

“É importante que essa integração aconteça para maior efetividade das estratégias no combate à criminalidade na região. Nossos esforços, somados com as forças policiais da Bahia e polícia federal, vão nos trazer melhores resultados”, afirmou.

Violência em alta em Pernambuco

Dados divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado revelaram que Pernambuco registrou em fevereiro deste ano um aumento de 300% no número de crianças e adolescentes feridos ou mortos por tiros, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Ao menos 16 pessoas entre 0 e 17 anos foram baleadas. São três crianças e 13 adolescentes.

Outro dado alarmante divulgado é a quantidade de roubos e furtos no estado. Entre janeiro e fevereiro de 2024, Pernambuco contabilizou 7.738 casos de furto e roubo, segundo a SDS.

A pasta ainda divulgou que Pernambuco registrou média diária de 31 veículos roubados ou furtados, em 2024. Segundo a SDS, um total de 1.911 veículos foram parar nas mãos de bandidos nos dois primeiros meses deste ano.

Cenário na Bahia

A Bahia fechou o ano de 2023 como o estado mais violento do Brasil com uma média de 404 assassinatos por mês. Foram 4.722 homicídios dolosos (quando há intenção de matar).

Os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) chegaram a 63, mesmo número de lesões corporais seguidas de morte.

A média é de 34,3 mortes por 100 mil habitantes, fazendo com que o estado registre uma taxa maior do que a média nacional, que é de 19,4. (com diário de pernambuco)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: