NotíciasPolíticaSaúde

Pernambuco registra 138 casos de covid-19 em 24h

Blog da Pandemia

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (30/05), 138 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, dois  (1,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 136 (98,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 936.810 casos confirmados da doença, sendo 58.620 graves e 878.190 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também estão sendo contabilizados três óbitos antigos (2 masculinos e 1 feminino), que foram recuperados pelas unidades de saúde e/ou secretarias municipais, ocorridos nos dias 02/02/2022 e 12/05/2022. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Caruaru (1) e Recife (2). Com isso, o Estado totaliza 21.721 mortes pela Covid-19. Os três pacientes tinham entre 63 e 74 anos. As faixas etárias são: 60 a 69 (1) e 70 a 79 (2). Do total, um paciente apresentava  doenças preexistentes: hipertensão (1)  e diabetes (1). Os demais seguem em investigação.

MONITORAMENTO – O secretário estadual de Saúde, André Longo, comandou, na manhã desta segunda-feira (30/05), reunião da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) com gestores dos municípios afetados pelas intensas chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias. No encontro online, realizado por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Longo ressaltou que, desde o final de semana, a SES-PE montou uma sala de situação, reunindo técnicos das áreas da assistência, vigilância em saúde, vigilância de desastres, além de representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para monitorar a situação e coordenar as ações.

Durante o encontro, a SES-PE também solicitou aos gestores municipais o preenchimento de formulário para elencar as necessidades de primeira ordem para a assistência em saúde da população dessas localidades, inclusive, com o diagnóstico da rede de saúde local. A Secretaria seguirá monitorando as áreas afetadas e fornecendo o apoio técnico em saúde. “A partir do recebimento deste retrato da situação e de acordo com análise das condições de saúde e de risco, poderemos agir de forma localizada e efetiva. Montamos uma sala de situação para saúde justamente para, de forma multidisciplinar, planejar e executar ações de forma célere e diretamente ligada à necessidade posta pelo município”, explica o secretário André Longo.

VISITAS TÉCNICAS – Equipes da SES-PE, técnicos das áreas de assistência, vigilância em saúde, vigilância de desastres e imunização, também visitaram, durante este final de semana, quatro municípios pernambucanos localizados na Zona da Mata Norte, que foram afetados pelas chuvas – Vicência, Paudalho, Nazaré da Mata e Tracunháem – com o objetivo de apoiar as cidades e realizar levantamento situacional em abrigos e equipamentos de saúde. Em parceria com a II Gerência Regional de Saúde, responsável por apoiar e supervisionar todos os 20 municípios da região, foram visitados sete abrigos que juntos atendem a 548 pessoas desalojadas e 111 desabrigadas – pessoas que desocuparam seus domicílios e que temporariamente estão na casa de parentes e/ou amigos.

“A presença de técnicos da SES-PE e outros agentes como Defesa Civil, Bombeiros, in loco, nessas cidades fornecem apoio técnico para que as cidades atingidas possam colocar em prática o seu gerenciamento de risco diante de um desastre de origem natural, um processo que envolve ações para prevenção de doenças e agravos e a resposta diante do cenário de cada localidade”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael.

UPA ENGENHO VELHO – No início da manhã desta segunda-feira (30/05), antes da reunião com os prefeitos, André Longo, acompanhado de técnicos da SES-PE, visitou a UPA 24h de Engenho Velho, localizada em Jaboatão dos Guararapes. Com as fortes chuvas do último sábado (28/05), vários setores da unidade de saúde ficaram alagados, necessitando realizar a transferência de pacientes para outros serviços. No momento, a Fundação Manoel da Silva Almeida, que administra a unidade, está realizando o levantamento dos danos causados e por conta disso, a UPA permanece fechada pelos próximos dias.

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco já aplicou 19.697.093 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021). Com relação às primeiras doses, foram 8.242.510 aplicações (cobertura de 92,87%). Do total, 7.358.418 pernambucanos (82,91%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 7.183.135 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 175.283 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. Em relação às primeiras doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 3.716.043 (cobertura de 56,26%). Também já foram aplicadas 350.996 segundas doses de reforço (cobertura de 34,4%).

(Assessoria de Imprensa)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: