Bastidor (Cinara Marques)ColunasPolítica

Petistas do Sertão se juntam a bolsonaristas no palanque de Raquel Lyra, mas pelo jeito, maioria dos votos de seus eleitores, não seguirá o mesmo caminho

Nas redes sociais, a maioria dos que votaram na prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado; e nos petrolinenses, Dulci e Odacy Amorim e Dr. Marcos Heridijanio, lamentaram a adesão à tucana que diz que não vai revelar seu presidente neste segundo turno..

Coluna BASTIDOR por Cinara Marques

Uma decisão que a história vai contar e cobrar mais na frente, mas ao optarem por Raquel Lyra, PSDB, para governadora, anúncio feito neste feriado de 12 de outubro, petistas como a prefeita Márcia Conrado, de Serra Talhada; a deputada estadual Dulci Amorim que obteve mais de 22 mil votos para deputada federal; o primeiro suplente da Federação PT, PV e PC do B para a Alepe, ex-deputado Odacy Amorim, quase 25mil votos; além do  combativo e mesmo sem seu fundo eleitoral correto obteve mais de 16 mil votos, Dr. Marcos Heridijanio que mais que dobrou seus votos se comparado com 2018, deverão não levar para a tucana a grande maioria dos votos que receberam.

No caso dos petista com base eleitoral principal no eleitorado petrolinense, os votos são os que obtiveram em 2 de outubro. Já da prefeita de Serra, a votação histórica dela em 2020 quando foi eleita a primeira mulher a governar a ‘capital do xaxado, sendo a candidata indicada por Luciano Duque, ex-prefeito então no PT e que foi eleito no dia 2, deputado estadual pelo Solidariedade.

Todos são petistas de peso no sertão pernambucano, com tradição de eleições pelo partido de Lula, PT,  candidato a presidente e que anunciou na última semana apoio à candidata Marília Arraes, do Solidariedade, mesma decisão tomada pelo PT de Pernambuco e PSB no estado, partido do candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Dr. Marcos teve mais de 16 mil votos num palanque oposto ao que resolveu apoiar foto reprodução redes sociais

Ao optarem por Marília, PT e PSB justificaram a ligação da neta de Miguel Arraes com o ex-presidente Lula e seu projeto para voltar ao governo do país para manter o Brasil no caminho da democracia..

Já a adversária de Marília, a tucana Raquel Lyra, está com a ‘nata bolsonarista’ de PE ao seu lado, inclusive adversários de Odacy, Dulci e Dr. Marcos em Petrolina, como o ex-prefeito Miguel Coelho , UB, e seu grupo.

Miguel ficou em quinta colocação  na disputa de governador e derrotado, foi o primeiro a anunciar apoio à Raquel. Outro bolsonarista  com Raquel é o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira,  do PL, partido do adversário de Lula.

Anderson também perdeu a disputa majoritaria e foi o terceiro na eleição para governo de PE. Junto com o candidato ao Senado derrotado, Gilson Machado, comanda a campanha de Bolsonaro por aqui.

Outro nome bolsonarista no palanque que os petistas estão aderindo em PE, é o da candidata a vice-governadora, Priscila Krause, do Cidadania.

Com uma carreira política forjada na direita, Priscila é herdeira de caciques do ex PFL, ex-Democrata e não votou, não vota e dificilmente votaria em Lula.

Portanto, os petistas podem até ir para o lado de Raquel e os ‘bolsonsristas raiz’ ou de ocasião, mas pelos comentários nas redes sociais de ambos, os votos não irão.

O que se observa nos perfis dos ‘petistas rebeldes’, é muita decepção e lamento de eleitores que votaram em Márcia, Dulci, Odacy e Dr. Marcos, pensando que estavam depositando o voto em quem seguiria Lula e o campo da democracia até o fim do pleito de 2022.

“Quem está com Raquel, está com Bolsonaro. O palanque de Lula é o de Marília Arraes”, diz um dos seguidores no perfil de Dr. Marcos. Nas contas de Dulci Amorim e Odacy Amorim, também não vêm sendo diferente o tom dos eleitores deles.

A política tem dessas coisas e a história mostra com o tempo os resultados de determinadas decisões. Vamos acompanhando por aqui.

LUCAS

Lucas também vai se uniar ao palanque de Raquel, diferente de colegas socialistas (foto divulgação0

Outra liderança sertaneja que vai se juntar ao palanque de Raquel Lyra e os bolsonsristas que estão com ela, além dos petistas citados aqui na coluna, é o deputado estadual Lucas Ramos, do PSB,  eleito para a Câmara  Federal.

Lucas é outro que anunciou apoio a Lula, mas se junta ao palanque de adversários seus em Petrolina. Ele também se rebela com o partido que anunciou seguir Lula e orientou apoio à Marília Atrás no estafo

Muitos socialistas históricos estão seguindo a orientação, mas nomes como o de Lucas e o do deputado Gonzaga Patriota que não se reelegeu, mas ficou como primeiro suplente do partido na Câmara dos Deputados, resolveram desembarcar no palanque tucano.

 

 

 

 

 

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: