Política

Petrolina inicia maratona da vacina para imunizar toda a população contra a Covid

Mas, nesta primeira fase a Coronavac contemplará primeiro idosos acima de 75 anos que residem em asilos e abrigos e os trabalhadores da linha de frente da pandemia no município.

Expectativa, ansiedade, alivio e emoção. Mais um momento histórico para marcar a guerra contra a pandemia do novo coronavírus. A chegada das mais de 8 mil doses da vacina Coronavac nesta terça-feira, 19, à Petrolina, no sertão pernambucano, foi mais um dia marcante na guerra contra a Covid.

“A vacina que chega agora vai para os idosos em instituições de longa permanência e para os profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid. Ainda não chegaram as vacinas para a comunidade, para os postos de saúde. Quando forem chegando, vamos anunciando através da imprensa com os locais onde vai funcionar e como vai funcionar essa vacinação”, disse a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

Umas das três profissionais de saúde a serem imunizadas neste dia histórico para a saúde do povo petrolinense, foi a técnica de enfermagem, Edineide Souza Granja, 42 anos, mais de 20 anos de profissão, que trabalha no Hospital de Campanha Monte Carmelo como uma das profissionais mais atuantes da pandemia.

“É um emoção muito grande, uma honra. Glorifico muito a Deus. É a esperança de dias melhores. Perdemos muita gente, eu perdi amigos, colegas, mas quando a vacina chegou foi uma alegria pra mim”, disse a técnica de enfermagem.

Sobre alguns que colocam em dúvida a eficácia da vacina, Edineide manda um recado. “Esta é a esperança que a gente tem. A vacina chega para isso, junto com os cuidados que devemos manter, até erradicar com a doença”, acrescentou a profissional que foi imunizadas junto com a enfermeira Andrea Formiga e a técnica de enfermagem Joana Cariri, ambas também atuam na linha de frente contra o coronavírus e são da rede municipal de Saúde.

Miguel Coelho com a primeira petroliense a ser vacinada contra a Covid-19 (Foto Jonas Santos-Ascom-divulgação)

VACINAR MAIS

A chegada das 8.506 doses dentro do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em Petrolina, foi mais uma etapa da guerra travada contra a doença que no País já matou mais de 210 mil pessoas, em Pernambuco mais de 10 mil e em Petrolina mais de 160 pacientes perderam a guerra contra o novo coronavírus.

“É uma emoção enorme este momento, indescritível. Ninguém queria passar por uma pandemia como a gente passou, mas a gente mostrou a força do trabalho, da união. Mostramos que o planejamento sempre prevalece quando você tem boas pessoas ao seu lado e Petrolina se destacou com a menor taxa de mortalidade do Nordeste e será a que vai mais vacinar”, disse o prefeito Miguel Coelho que participou do ato simbólico do inicio do plano de imunização da vacina Coronavac.

Miguel reforça a importância do momento e da vacina para o combate à pandemia.

Foto-redação

“Já basta estes discursos radicais. Estou muito confiante no trabalho de conscientização, de solidariedade das pessoas. São polarizações bestas que não levam a nada. Quanto mais pessoas ignorantes estiverem falando, mais vidas são perdidas e isso não volta atrás. A gente precisa ter consciência pela vida, deixar a política de lado. Uma coisa é você ficar digitando na internet ou numa plataforma social, outra coisa é você estar na beira de um leito de UTI, brigando pela vida. Agora a gente consegue trazer a razão para mais próximo, consegue trazer as pessoas para um bom senso”, salientou o prefeito de Petrolina.

Toda a compra das vacinas serão feitas pelo Ministério da Saúde e encaminha para estados e municípios através do Sistema Único de Saúde. Nesta primeira etapa serão pouco mais de quatro mil pessoas vacinas, mas até o final de fevereiro, o prefeito tem a expectativa de imunizar de 15 a 20 mil pessoas vacinadas e a cada fase, esses números irem aumentando.

“Mais uma vez o SUS mostra a sua força, o seu protagonismo. E eu estou muito animado, apesar deste início lento, mas à medida que a produção for entrando, a gente vai conseguir mais vacinas  e mais pessoas serão imunizadas nas próximas etapas determinadas pelo Ministério da Saúde. Agora vale compartilhar este momento com os trabalhadores, os profissionais de saúde. Essa turma está colocando a própria vida em risco para salvar a de terceiros. Estes são os verdadeiros heróis junto ao povo da ciência”, considerou Miguel.

“NÃO É BANDA VOOU”

Sobre continuar seguindo os protocolos e o papel da Prefeitura em fiscalizar o cumprimento das regras, Miguel disse que a gestão vem acompanhando e punindo quem descumpre.

“A gente tem feito este trabalho junto com a Política Militar, Bombeiros, Defesa Civil, outras entidades de segurança. Já fechamos estabelecimentos, bares, restaurantes, casa ilegais e a gente vai apertar ainda mais. Entendemos o cansaço das pessoas, fiscos, emocionais sociais, mas nada pode sobrepor à vida. Não se pode achar que está tudo normal que é banda voou, só porque não voltamos ao momento mais rígido como já adotamos. Portanto, tem que continuar valer o respeito pelo próximo para que possa valer o trabalho de toda a equipe da saúde”, pontou o prefeito Miguel Coelho.

O prefeito pontou que até setembro, pretende atingir um número de cerca de 80% de pessoas imunizadas em Petrolina.

“Até lá é muita conscientização, usando mascara, tomando as medidas de distanciamento e s=isolamentos social. São nove meses de muito trabalho, conscientização e continuar evitando mortes. A doença não foi embora”, concluiu.

foto redação
Foto redação

 

 

 

 

 

 

Reportagem: Cinara Maques

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: