Política

Prefeitura de Petrolina acusa Compesa de danificar saneamento feito pelo município no Santa Luzia. Compesa nega e aponta irregularidade na obra

Em visita ao bairro, deputada Dulci Amorim, do PT, conferiu o transtorno e se comprometeu em intermediar uma solução. Veja abaixo o vídeo de Dulci no local inundado por esgoto.

Com apoio da Assessoria de Comunicação

O alívio trazido a milhares de famílias beneficiadas com a recuperação da bacia do Dom Avelar foi interrompido pelos estouramentos na rede da Compesa. Isso porque o cenário limpo das ruas – registrado graças às obras da prefeitura – foi modificado depois que a tubulação da Compesa se rompeu no bairro Santa Luzia. Após o rompimento, os esgotos têm transbordado e retornado para dentro das moradias.

De acordo com o diretor presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (Armup), Rubem Franca, um poço de visita que já havia sido totalmente recuperado pela prefeitura foi danificado após três estouramentos consecutivos, entre os meses de março e abril. “Todo esse transtorno às famílias ocorreu após o estouramento de uma tubulação de água tratada, operada pela Compesa e instalada ao lado do referido poço de visita no cruzamento da rua do Césio com a rua do Zinco no bairro Santa Luzia”, explica.

Rubem ressalta que o sistema de coleta recuperado pela prefeitura começou a funcionar em sua plenitude em agosto de 2020 e ao longo deste período vinha funcionando de forma adequada até o rompimento da tubulação de água. O bairro Santa Luzia foi um dos contemplados pela obra da prefeitura que investiu cerca de R$ 5 milhões para recuperar a Bacia do Dom Avelar que atende às comunidades do São Joaquim, Terras do Sul, Mandacaru, São Jorge e Vila Débora.

Após registrar o problema, a Armup notificou a Compesa nesta segunda-feira (19) dando cinco dias para que a Companhia faça o reparo do poço de visita, sob pena de aplicação de sanções cabíveis por parte da Armu

O OUTRO LADO

Em nota, a Compesa reitera que não opera o sistema de esgotamento do bairro Santa Luzia, por ser de responsabilidade da Prefeitura e aponta irregularidade na obra. No entanto, pretende se reunir com os técnicos da Seinfra e Armup para buscar solucionar o problema dos moradores do Santa Luzia.

Confira:

Nota:

A Compesa reitera que não opera a o sistema de esgotamento sanitário do bairro Santa Luzia, visto que o mesmo permanece sob responsabilidade do Poder Executivo Municipal. Mesmo assim, a Compesa enviou uma equipe ao local informado para verificar a queixa que constatou que o fato está relacionado a um poço de visita que está sem a base de fundo desde a sua construção.

Este poço deveria ter sido recuperado durante a obra municipal realizada na Bacia do Dom Avelar, iniciativa que evitaria o problema hoje reclamado pelos moradores. Essa questão já foi repassada pela Compesa à Prefeitura no período de levantamento de informações para a obra de recuperação da Bacia do Dom Avelar, bem como recentemente em decorrência dos problemas observados pelo mau funcionamento deste sistema.

Assim, a Companhia informa que o vazamento de água ocorrido não tem relação com este fato, visto que foi solucionado a tempo e sem danificar nenhuma rede de esgoto. Não obstante, a Compesa se reunirá, ainda nesta semana, com a SEINFRA e a ARMUP, a fim de esclarecer tecnicamente a questão e ainda buscar solução ao impasse.

VÍDEO

Em visita ao bairro, à convite de lideranças comunitárias como Francisco Luiz e Inácia Oliveira, a deputada estadual Dulci Amorim, do PT, conferiu o transtorno e se comprometeu em intermediar uma solução.

Veja abaixo o vídeo que postamos no Canal Tribunna no youtube, a tv do PORTAL TRIBUNA NORDESTE, de Dulci no local inundado por esgoto:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: