Política
Prefeitura de Petrolina deixa ruas do Distrito Industrial como um ‘lixão’ de depósito de entulhos
A denúncia veio via redes sociais do coordenador regional da Adepe, Julio Lossio Filho, responsável por gerir o local. Ele mostra que uma via antes mão dupla, se tornou mão única por causa da falta de limpeza e de manutenção dos serviços públicos municipais na área.
com vídeo
O coordenador regional da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) em Petrolina, no sertão, Júlio Lóssio Filho, postou em suas redes sociais a situação dígna de descaso e abandono em que se encontra o Distrito Industrial da cidade no quesito que cabe ao prefeito Simão Durando (União): a linpeza das vias urbanas do DI.
As vias parecem mais um ‘lixão’ de despósito de entulhos, justo num local pronto para se instalar empresas, indústrias e atrair empregos e melhores condições para quem vive em Petrolina. As cenas são de total falta de atenção e cuidado com um espaço que existe para atrair investimentos e empregos para o povo petrolinense.
O que o coordenador da Adepe trouxe a público é uma situação que há anos só piora, especialmente nos governos do atual grupo que comanda o município. A situação do Distrito Induatrial é um cenário que se estende em outras localidades da cidade. Mato, lixo, entulhos, como se diz no Recife, ‘é boia’. Petrolina vive clamando por limpeza em várias partes da cidade.
“É importante destacar que as vias do Distrito Industrial são de responsabilidade do município e que cabe à Prefeitura zelar pela manutenção e limpeza de todo esse sistema viário.A Adepe está pronta para fazer Petrolina e todo sertão avançar cada vez mais, mas é preciso também que o poder público municipal identifique nas proximidades uma área adequada para descarte de entulhos e promova a limpeza e a manuntenção deste importante equipamento”, disse Lóssio Filho.
Ele explica qual a atribuição do governo do estado e da Prefeitura para a existência e o funcionamento adequado do Distrito Industrial.
“Uma das nossas funções enquanto coordenador da Adepe é a de gerir o Distrito Industrial de Petrolina. Nosso papel é atrair novos investimentos e viabilizar que novas empresas possam se instalar em toda essa área, fomentando o desenvolvimento e a geração de emprego e renda.Desde que assumimos essa função recebemos diversas solicitações sobre a limpeza das vias do Distrito, principalmente a do primeiro contorno após o Posto. Uma via completamente tomada por lixo e entulho, prejudicando o tráfego, mas também a segurança de quem passa por ali”, destaca Julio Lóssio Filho.
O coordenador ressalta que a limpéza e manuntenção do Distrito Industrial são de responsabilidade do município e que cabe à Prefeitura zelar pelas vias existentes na área.
“As empresas instaladas no Distrito pagam IPTU à Prefeitura justamente para que possam ter acesso a esse cuidado mínimo”, esclarece e lembrou o coordenador da Adepe que já encaminhpu diveros ofícios para que a gestão municiál faça jus aos recursos do IPTU pago pela empresas do DI.
“A limpeza dessas vias deve ser frequente e uma contínua fiscalização para evitar que esse tipo de situação aconteça. Identificar quem usa o local como descarte de lixo e entulho é outra prividência necessária”, registrou.
“Cada um cumprindo bem seu papel, sem jogo de empurra ou politicagem, conseguiremos avançar no desenvolvimento da nossa região”, finalizou.
Confira o vídeo com as imagens do ‘lixão’ do DI de Petrolina;
O Tribuna Nordeste deixa o espaço disponível para os esclarecimentos de quem atua na área da limpeza pública urbana da cidade. (Por Cinara Marquesd, redação)