PolíticaSaúde

Prefeitura de Petrolina ressalta cuidado e acolhimento aos pacientes com Autismo

Nesta terça-feira, 2 de abril, é  celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi criada em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Petrolina, quem recebe o diagnóstico de TEA é  assistido por equipes multidisciplinares na rede básica e especializada de saúde.

Os transtornos do espectro autista aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros cinco anos de vida. As pessoas diagnosticadas pelos TEAs frequentemente têm ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, em casos mais graves podem ter condições comórbidas, como epilepsia e depressão. O nível intelectual muda muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

Em Petrolina, a assistência é feita através de uma equipe multidisciplinar e ocorre na Policlínica Municipal e na Atenção Primária. São disponibilizados atendimentos e consultas com médico, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga, tudo para assegurar a qualidade e desenvolvimento durante toda a vida.

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não verbal.  Entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: