Agricultura FamiliarPolíticaTRIBUNNA Rural
Prefeitura de Sento-Sé/BA trabalha em regime de plantão para entregar boletos do Garantia-Safra
Em mais uma ação voltada para a garantia do acesso dos agricultores familiares às políticas públicas voltadas para o setor, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, está realizando a entrega dos boletos do programa Garantia-Safra biênio 2023/2024.
Mesmo com a prefeitura em recesso, a equipe da secretaria está trabalhando em regime de plantão para garantir que todos os 4.379 agricultores cadastrados retirem seu boleto, que tem como data de vencimento o dia 15 de janeiro de 2024. A entrega acontece na sede da secretaria que está localizada à Av. Raul Alves, s/n, centro (próximo ao lava jato do sombra).
O secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, destaca que a entrega dos boletos está acontecendo na sede da secretaria de segunda a sexta das 8h às 13h.
“Iniciamos a entrega na última terça-feira, dia 26, e vamos entregar até esta sexta, dia 29, em regime de plantão, uma vez que a prefeitura está em recesso devido as festividades de fim de ano. Na próxima semana retomamos a entrega no dia 02 de janeiro, seguindo o mesmo horário”, explica o secretário, acrescentando que “mais de dois mil boletos já foram entregues e também firmamos parceria com as associações e lideranças comunitárias das comunidades do interior que também estão realizando a entrega nas suas localidades”, pontua Sandro Jatobá.
Garantia-Safra
Tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico, situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Têm acesso ao benefício agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão.
Os governos federal, estadual e municipal, cada um, entra com uma contrapartida para o Programa.