Política

Quantas prefeituras o PT administra atualmente?

#ModoPetistadeGovernar - Os números do PT nas eleições municipais de 2020. A meta para 2024 é avançar.

MODO PETISTA DE GOVERNAR – Um total de 183 prefeitos e prefeitas eleitos pelo Partido dos Trabalhadores vitoriosos no primeiro e segundo turnos das eleições municipais de 2020 tomaram posse em janeiro de 2021. O PT governa um universo de 4,1 milhões de pessoas distribuídas em todos os estados brasileiros.

Para a direção nacional do partido, os resultados obtidos nas eleições municipais de 2020 demonstraram mais uma vez a superação da sigla ao desafiar setores poderosos que há anos tentam excluí-la da vida política nacional. Além disso, 2020 teve uma campanha eleitoral atípica, devido às restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Sem contar ainda com a já tradicional censura promovida pela grande mídia ao PT e inúmeras fake news espalhadas pelas redes sociais contra as candidaturas da esquerda, em especial as do PT.

Segundo a avaliação política do Diretório Nacional, ao contrário do que previam os porta-vozes do antipetismo, o partido conseguiu “manter sua votação em nível nacional e sua presença em todo o país, numa conjuntura política extremamente difícil e numa campanha limitada pela pandemia e seus desdobramentos”, apesar do resultado ter ficado aquém das expectativas.

Conforme o balanço da direção nacional do PT divulgado pela presidenta Glesi Hoffmann, em 2020 “verificou-se um deslocamento da votação do partido das pequenas para as maiores cidades em relação às eleições de 2016. O partido dobrou a sua participação no segundo turno, de 7 para 15 cidades, vencendo em 4 e com desempenho acima dos 40% dos votos em outras 9”.

Com relação às capitais, o petista Edilson Moura foi empossado como vice-prefeito de Belém (PA), ao lado do prefeito Edmilson Rodrigues, do PSOL.

Também em 2021, o PT retornou ao poder municipal em cidades historicamente ligadas à sua trajetória, com destaque para Contagem (MG), mais Diadema e Mauá, ambas localizadas na região do Grande ABC em São Paulo.

Marília Campos, prefeita por dois mandatos anteriores em Contagem, tomou posse numa das mais importantes cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. José di Filippi, que já governou Diadema por três mandatos, assumiu pela quarta vez o cargo, enquanto que em Mauá, o ex-vereador Marcelo Oliveira governa a cidade com o Modo Petista de Governar que tem como base, a escuta do povo para aplicar os recursos públicos municipais.

Além das três, o PT também governa a cidade de Juiz de Fora (MG), que elegeu a então deputada federal Margarida Salomão como a primeira mulher para comandar a cidade, que experimenta também e pela primeira vez o Modo Petista de governar.

Ao todo são dois milhões de pessoas governadas pelo PT nos quatro grandes centros urbanos conquistados durante o segundo turno da eleição de 2020. (Por Cinara Marques)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: