Política

Raquel Lyra entrega rodovia PE-639 luta antiga do povo e dos produtores da área irrigada de Petrolina/PE

Segundo o governo, obras estavam paralisadas há cerca de um ano e foram retomadas em julho.

Estrada que representa importante acesso ao perímetro irrigado, no Sertão do São Francisco, a PE-639 foi entregue totalmente requalificada, nesta terça-feira (26), pela governadora Raquel Lyra, PSDB, em Petrolina, maior cidade do sertão pernambucano e terceira em população no estado.

Utilizada para o escoamento da fruticultura no município e ligando pelo menos cinco projetos de irrigação, a via é estratégica para a economia da localidade.

A requalificação dos 10 km de extensão era aguardada há muito tempo pelos moradores e produtores do município. Paralisada há um ano, a obra foi retomada no último mês de julho com o aporte de R$ 20,7 milhões.

A solenidade de entrega da via contou com a presença de agricultores da região, dos deputados federais Pastor Eurico e Fernando Rodolfo, PL; e Lucas Ramos, PSB, além do deputado estadual Luciano Duque, do Solidariedade e prefeitos juntamente com lideranças políticas do Sertão.

“Estamos entregando uma obra de cerca de 10 quilômetros e vamos inaugurar a próxima já em março. Um investimento de R$ 60 milhões, ao todo. Essa entrega beneficia pessoas que moram há anos aqui e agora serão contempladas com um melhor acesso, para poder transitar com mais tranquilidade. Com isso, estamos garantindo mais qualidade de vida, gerando mais empregos e renda para a população pernambucana. Essa era uma obra sonhada há muitos anos e estamos felizes por fazer esta entrega”, afirmou Raquel Lyra.

O cronograma previa a entrega da intervenção somente em 2024. Mas a atual gestão avançou nos serviços de recapeamento, pintura e sinalização, entregando antes do prazo inicial. A obra foi iniciada no mês de setembro de 2022, mas foi abandonada, conforme a gestão atual. Demanda aguardada pelos moradores, a entrega foi garantida ainda no primeiro ano de gestão Raquel Lyra..

“O que mais importa é que estamos atendendo a quem mora na região e melhorando o deslocamento. Continuamos trabalhando na PE-638, que ficará pronta no próximo ano”, apontou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.

A melhoria viária da PE-639 representa impacto positivo na economia de Petrolina, como pontuou o deputado federal Lucas Ramos.

“A condição que se encontrava a via provocava prejuízo para quem fazia a colheita dos produtos e insegurança no ir e vir”, disse.

“A obra das estradas atrai negócios, traz conforto para quem circula e mais desenvolvimento. Agradeço a sensibilidade da governadora Raquel Lyra por trazer progresso para nossa região”, apontou Guilherme Coelho, ex-deputado federal e assessor especial da governadora.

O deputado estadual Luciano Duque, por sua vez, destacou a retomada do investimento nas estradas estaduais.

“Todo o povo do Sertão agradece porque esse é um investimento estratégico. A governadora está assumindo seu compromisso de restaurar nossas estradas”, disse.

“Essa é uma ação prática de quem vem do Agreste, conhece bem o interior de Pernambuco e valoriza aqueles que trabalham e produzem na região”, comentou o ex-deputado estadual, Odacy Amorim, PT.

Também presente na cerimônia de entrega da obra, o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, MDB,  chamou atenção para a geração de desenvolvimento em todo o Sertão do São Francisco.

“Há anos que essa obra estava sendo arrastada e agradecemos a governadora por ter tirado do papel. A qualidade da estrada vai trazer mais desenvolvimento para todo o perímetro irrigado, facilitando o escoamento da produção, além de melhorar o deslocamento das famílias envolvidas na pecuária e na agricultura”, pontuou.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: