Política

Raquelyra entrega primeira Upae do seu governo

A governadora Raquel Lyra, PSDB, e a sua vice, Priscila Krause, Cidadania, inauguraram nesta quarta-feira (13) a primeira Unidade Pernambucana de Atenção Especializada e Reabilitação (UPAE-R), localizada no Recife. O espaço, dedicado à população idosa, recebeu investimentos no valor de R$ 10 milhões e vai oferecer serviços de geriatria, reumatologia e de médicos vasculares, além de dispor de profissionais das áreas de psicologia, nutrição, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia neuromotora, enfermagem e serviço social. Por mês, cerca de 10 mil consultas poderão ser realizadas no local.

“Entregamos hoje a nossa primeira UPAE-R, especializada no atendimento à população idosa e no cuidado para a reabilitação desse público. Sabemos que os pacientes idosos são muitas vezes invisibilizados aos olhos do poder público, mas agora, com um equipamento decente, vamos tratá-los com dignidade e cidadania. Eu estou muito feliz porque já estamos vendo que todos estão muito contentes com esse novo espaço”, comemorou Raquel Lyra.

O equipamento alcançará, ainda, outras áreas de saúde. No local, por exemplo, será implementado o “Programa Pé Diabético”, onde cerca de 150 pacientes vão ser atendidos por mês para a realização de curativos especiais, feitos por enfermeiros especializados. Já o “Programa de Acolhimento do Idoso (PAI)” vai assistir 220 pessoas, mensalmente. “Este é um grande ganho para a população. Essas consultas e atendimentos serão todos regulados pela Central de Regulação do Estado, sendo ofertadas vagas para todos os municípios de Pernambuco”, enfatizou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

A UPAE-R está instalada em uma área de 3 mil metros quadrados no bairro de Areias, na Zona Oeste da capital, e comporta nove consultórios para atendimentos ambulatoriais. Além disso, dispõe de auditório e de áreas de convivência para atendimento multiprofissional. O acesso à unidade de saúde, coordenada pela direção do Hospital Geral de Areias (HGA), se dá pela Gerência de Regulação Ambulatorial (Gramb), da SES-PE. No segundo semestre, será entregue um espaço composto por piscina e quadra, para realização de atividades de reabilitação.

Presente na inauguração, o deputado estadual Renato Antunes celebrou o novo espaço dedicado à saúde. “Essa é a primeira unidade de muitas UPAE-R que vão cuidar tanto dos que estão na boa idade quanto das outras pessoas. Vamos tirar sonhos do papel e transformar em realidade, eu tenho certeza. Em nome da Assembleia Legislativa de Pernambuco, quero dizer que estamos à disposição da governadora”, ressaltou o parlamentar.

Desde 1990 o espaço havia sido reivindicado pelo grupo de idosos do Hospital Geral de Areias. Para a fundadora do Programa de Atendimento ao Idoso, Célia Nóbrega, esse é um dia histórico. “Depois de 32 anos essa causa foi vencida. Quero agradecer ao Governo do Estado pelo empenho que teve para que essa unidade de saúde fosse à frente. Tomem conta desse espaço com carinho e cuidem de toda equipe, porque realmente isso aqui é o futuro”, agradeceu.

 

Fotos: Miva Filho/Secom

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: