De agora

Riscos de acidentes com animais peçonhentos e venenosos aumentam em Pernambuco

De janeiro a setembro deste ano, CIAtox-PE registrou 1,2 mil ocorrências envolvendo este público

Os acidentes com animais peçonhentos e venenosos, que injetam substâncias tóxicas pelas presas nos contatos com humanos, são relativamente comuns durante o ano todo. Atuar com a prevenção é a maneira mais eficaz e segura de proteger crianças e adolescentes contra ocorrências que podem causar danos à saúde e, por vezes, levar até a morte. 

De acordo com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIAtox-PE), entre os meses de janeiro e setembro, foram registrados 1.240 ocorrências envolvendo o público até 14 anos de idade, o que representa 42% do número total de atendimentos realizados pelo serviço nesse mesmo período (2.895 ocorrências). 

Do total de chamadas ao serviço do CIAtox-PE, envolvendo apenas crianças e jovens, 906 ocorrências (73%), tiveram como causa principal acidentes com animais peçonhentos venenosos, como escorpiões e serpentes (579 ocorrências), o que representa 46,7%; seguidas das intoxicações por medicamentos (327 ocorrências), com 26,3%.

A médica coordenadora do CIAtox, Lucineide Porto, ressaltou a importância dos cuidados que devem ser seguidos em relação às crianças e jovens “Devemos sempre prestar atenção ao ambiente em que a criança ou jovem circula e habita, além de estimular comportamentos seguros. Muitas vezes, medidas simples podem preservar e proteger ocorrências de envenenamentos, intoxicações e acidentes”.

Em caso de aparecimento de e acidentes com escorpião, aranha, lagarta e lacraia os números para contato com CIAtox  é por meio do telefone 0800.722.6001. A ligação é gratuita.

Dicas para evitar acidentes com escorpião:

– Mantenha ralos de esgotos sempre tampados;

– Sacuda as roupas e os calçados antes de usá-los;

– Evite guardar entulho e restos de materiais de construção;

– Use sempre luvas e botas para fazer a limpeza de quintais e terrenos.

Em caso de picada, fique atento a essas orientações:

– Lavar o local da picada com água e sabão;

– Para alívio da dor, coloque compressas de água morna no local da picada

– Não faça ingestão de álcool ou querosene;

– Não passe nenhum tipo de produto no local;

– Não fure o local da picada para tirar o sangue.

*Ao procurar atendimento médico, leve se possível o animal causador do acidente para que ele possa ser identificado.

Dicas para evitar acidentes com medicação:

– Jogue fora medicamentos com data de validade vencida e outros venenos potenciais;

– Sempre leia os rótulos e bulas e siga corretamente as instruções ao dar remédios às crianças, baseando-se em seu peso e idade;

– Use apenas o medidor que acompanha as embalagens de medicamentos infantis;

– Nunca se refira a um medicamento como “doce”. Isso pode levar a criança a pensar que o remédio não é perigoso ou que é agradável de comer;

– Como as crianças tendem a imitar os adultos, evite tomar medicamentos na frente delas.

Em caso de aparecimento de e acidentes com escorpião, aranha, lagarta e lacraia os números para contato com CIAtox  é por meio do telefone 0800.722.6001. A ligação é gratuita.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: