Política

Rosa Amorim, MDA e Incra, participaram do encontro estadual do MST/PE em Caruaru

Mais de 1 mil assentados e acampados estiveram nesta que foi a 33ª edição do evento.

O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) realizou neste final de semana no Assentamento Normandia, em Caruaru, o 33º Encontro Estadual do MST PE. O evento reuniu cerca de mil acampados e assentados de 22 regionais do MST no estado para debater as prioridades políticas do movimento, além de diversas representações de parlamentares do estado, como a deputada estadual Rosa Amorim (PT), o deputado federal Túlio Gadelha (Rede), e órgãos de estado como o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Nascida e criada na luta pela reforma agrária, a deputada estadual Rosa Amorim (PT-PE) destaca que o momento foi de fazer um balanço das lutas do ano e projetar as prioridades para o ano que vem. “Viemos de um longo processo de resistência e desde o início de 2023 a prioridade foi reconstruir o Brasil e todas as políticas de reforma agrária destruídas nos anos do governo Bolsonaro. Agora, nossa meta é avançar nas conquistas, especialmente nas políticas de desapropriação da terra, mas também de todo o conjunto de ações que garantam que as famílias do campo tenham acesso à crédito, água, saúde, educação, cultura e lazer para viver com dignidade”, destaca a deputada.

O encontro ficou marcado pelas conquistas do movimento em negociação com membros do MDA e Incra, a exemplo da reconquista do Assentamento São Gregório, em Gameleira, que vinha sofrendo com a possibilidade de despejo depois que o processo de desapropriação, já finalizado, foi anulado pela Justiça; a retomada da Superintendência do Incra em Petrolina e da Diretoria de Obtenção de Terra do instituto; as alterações na legislação para desburocratizar o acesso à terra através de decretos assinados pelo presidente Lula; a retomada do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e a destinação de recursos para solucionar os conflitos de 15 acampamentos ameaçados de despejo no estado.

Para César Aldrighi, presidente nacional do Incra, o fortalecimento do órgão nesta conjuntura deve impulsionar a reforma agrária e a produção de alimentos saudáveis nas áreas de assentamento. “Neste primeiro ano a gente está reconstruindo as políticas públicas. Reconstruímos o MDA com o Incra, Conab, Ceasa, Anater, tudo isso faz um ministério forte para ter importância no desenho das políticas de desenvolvimento agrário. São estruturas que estão a serviço dos camponeses e camponesas na construção de um projeto em que a agricultura familiar vai contribuir de forma decisiva para que essa comida chegue para combater a fome e a miséria”, afirmou.

“O principal saldo do encontro é entender coletivamente o momento político que estamos vivendo, de crise econômica, política e ambiental e que a reforma agrária e o MST precisam responder a isso produzindo alimentos e cuidando do meio ambiente, fazendo a disputa política contra esse resquício bolsonarista e 2024 será importante para isso”, é o que afirma Jaime Amorim, dirigente nacional do MST em Pernambuco. Ele aponta a presença do Incra e MDA no evento como um aceno positivo do Governo Federal para a retomada das políticas de reforma agrária.

Além de Aldrighi, estiveram presentes no encontro Givaldo Cavalcanti, superintendente do Incra em Pernambuco; Edilson superintendente do Incra em Pernambuco, Rose Rodrigues, Diretora de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento do Incra e Caetano de Carli, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Pernambuco.  com assessoria de comunicação

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: