Nordeste

Saúde de Petrolina e Juazeiro amplia atenção, após casos suspeitos do novo coronavírus em PE e BA

Equipe em Petrolina tem reunião com autoridades de saúde local e Juazeiro tranquiliza população.

Com a confirmação de um caso do novo coronavírus em São Paulo e casos suspeitos em Pernambuco e na Bahia, as secretarias de Saúde de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, tranquilizam a população e afirmam que estão em alerta para a prevenção da doença na região que é polo econômico no Nordeste e no Brasil e possui mercado com outros países.

Em Petrolina, a Secretaria de Saúde vem acompanhando a situação no estado e está em alerta para prevenção. Nesta quinta-feira (27), a pasta iniciou o levantamento de estratégias para elaboração de um Plano de Contingência, caso a cidade venha a registrar algum caso suspeito de atendimento na rede de saúde.

Todas as ações serão planejadas tendo como base as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como estratégia para qualificação das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, o município de Petrolina convidou, em caráter de urgência, a Gerência Regional de Saúde, representantes do Hospital Universitário (HU) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) objetivando a elaboração de ações conjuntas para o enfrentamento da situação epidemiológica vivenciada no país.

Essa iniciativa foi tomada considerando o Plano de Contingenciamento emitido pelo estado, o qual apresenta o HU como uma das referências na região para o atendimento aos possíveis casos suspeitos do novo coronavírus.

“Estamos discutindo estratégias iniciais, como formas de bloqueio do vírus e assuntos que envolvem hospitais, unidades de saúde, materiais de proteção, entre outros. Entende-se que se faz necessário uma reestruturação da Rede para o atendimento aos possíveis casos”, destacou a secretária Magnilde Albuquerque.

Conforme a secretária, a gestão municipal se preocupa muito com esta epidemia que começou na China, pois Petrolina recebe gente de várias partes do país e do exterior. No entanto, ela frisa que não existe caso suspeito da doença em Petrolina.

“Haverá uma nova reunião na próxima segunda-feira (2) para discutir as demandas que foram encaminhadas ao Governo do Estado como resultado do encontro desta quinta-feira (27)”, completou Magnilde.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, o objetivo é informar e orientar os profissionais de saúde e a população. “Neste momento é fundamental a informação. Não é momento de pânico, mas sim de prevenção. Precisamos e estamos sempre atentos. A Secretaria de Saúde do Estado está investigando os casos suspeitos em Pernambuco”, lembrou Marlene.

A Organização Mundial da Saúde indica como caso suspeito pessoas que apresentam febre e, pelo menos tosse, ou dificuldade para respirar, que estiveram em países com epicentro do surto nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas ou tiveram contato próximo de caso suspeito ou confirmado para o coronavírus nos últimos 14 dias. Mas existem outros vírus circulantes, tais como influenza, portanto avaliação profissional é fundamental.

TRANQUILIZAR POPULAÇÃO

Em Juazeiro, maior cidade do norte baiano, a atenção é para tranquilizar a população.A rede da saúde na cidade está atenta às necessidades e seguindo os cuidados de prevenção repassados pelo Ministério da Saúde, incluindo orientações aos profissionais quanto a análises e diagnósticos.

Dentro dos cuidados evidenciados pelo Ministério da Saúde para proteção e cuidados contra contaminação por vírus estão: lavar bem as mãos, usar álcool gel, evitar sair de casa para locais com grande presença popular com qualquer sintoma de febre e gripe, lavar bem os alimentos antes das refeições, cuidar para manter uma alimentação saudável, além da prática de atividade física sem alterações.

A Secretaria da Saúde em Juazeiro reforça ainda a não automedicação, pois o uso de qualquer medicação deve ser passada ou administrada por um profissional de saúde para diagnóstico e eficácia no tratamento.

Na Bahia, o caso de um bebê com suspeita de coronavírus já foi descartado e os casos em análise estão sendo concentrados nos seguintes estados: Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo (primeiro caso confirmado) e Santa Catarina.

A secretária municipal de Saúde, Fabíola Ribeiro, ressalta que o momento de atenção à saúde deve acontecer diariamente, mas não existe motivo para pânico na cidade.

“Estamos acompanhando as notificações e divulgações através do Ministério da Saúde. O que podemos observar é que os cuidados de higiene pessoal são indispensáveis para que seja evitada toda e qualquer propagação de vírus pelo nosso corpo”, destacou.

 SINTOMAS

Os sintomas clínicos do novo coronavírus são, principalmente, respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa pelo ar, de forma semelhante à gripe ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta distância, ou contato com objetos contaminados pelo vírus.

Não existe uma medicação especifica para o vírus. O tratamento é sintomático, com base nos sintomas individuais de cada paciente.

Ações de educação em saúde e prevenção continuam nas duas cidades, sendo as principais orientações, evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; higiene das mãos com frequência, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações; pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória de cobrir o nariz e a boca.

 

 

 

 

 

 

 

Por Cinara Marques

Portal Tribunna com ASCOM

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: