Agricultura FamiliarPolíticaTRIBUNNA Rural

#SemiáridoShow2023: As tecnologias das Embrapas Algodão com o algodão agroecológico e das Embrapas Arroz e Feijão e Tabuleiros Costeiros que criaram o feijão ‘mulatinho do Nordeste’, são destaques no evento

Tribuna Agro NE

Novas tecnologias, inovação, sucesso das pesquisas para promover o desenvolvimento junto aos agricultores familiares e agricultura sustentável do semiárido nordestino, tudo isso e muito mais vem sendo mostrado na 10ª edição do Semiárido Show que acontece na área da Embrapa Semiárido conhecida como antiga Sementes Básicas, BR-428, entre Petrolina e Lagoa Grande, no sertão pernambucano.

E o PORTAL TRIBUNA NORDESTE vem acompanhando e mostrando todas essas novidades, a exemplo da nova variedade de feijão conhecido popularmente como feijão carioquinha. Mas, segundo o pesquisar da Embrapa Arroz e Feijão que fica em Goiás numa união de esforços e conhecimentos com colegas da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Sergipe, criaram uma nova variedade do que passar a ser chamado o ‘mulatinho do Nordeste’, inclusive batismo do nome dado pela reportagem do nosso site tendo à frente a editora e jornalista, Cinara Marques.

Luiz no plantio do novo mulatinho do Nordeste (foto redação)

“Para a próxima safra já teremos a nova cultivar no mercado e foi criada totalmente adaptada as condições de produção do Nordeste”, disse o pesquisador Luiz Claudio, informando que o resultado da nova variedade do feijão mulatinho foi resultado de 12 anos de estudos, teste e muita dedicação dos que atuam diretamente para proporcionar ao semiárido, novas perspectivas de produção, mercado, renda e geração de postos de trabalho no campo.

Na Tribuna Nordeste TV no youtube, já temos o vídeo onde fizemos os questionamentos no dia de degustação ao público do ‘mulatinho do Nordeste’, e logo mais fomos até o plantio para mostrar do plantio até o feijão na panela como se desenvolve, tempo de colheita, entre outras informações de uma das principais propostas de inovação presente nesta 10ª edição do Semiárido Show.

ALGODÃO AGROECOLÓGICO

O algodão exportação do semiárido nordestino para o mundo (foto redação)

Mas, o Nordeste e especialmente, o semiárido tem outro sucesso já de alguns anos e que vem se aperfeiçoando que é o algodão colorido da Embrapa Algodão de Campina Grande/PB. E a inovação é sua produção orgânica, agroecológica que chega aos mercados nacional e internacional.

A chefe geral de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Algodão salientou a importância não só do algodão desenvolvido pela unidade paraibana da Embrapa, mas a mamona, o amendoim e o gergelim e os equipamentos e máquinas desenvolvidos pela instituição para tornar a produção no semiárido mais ágil, acessível e com custos mais em conta para a atividade no campo.

“A Embrapa atua há mais de 49 anos em nosso estado trazendo as novas cultivares do algodão e demais produção com adaptação ao semiárido. E registro que sempre fomos parceiros da realização aqui do evento, trazendo as novas experiências, nosso conhecimento e também aprendendo muito com nossos agricultores”, frisou Nair Castro.

Nair Castro apresentando as inovações da Embrapa Algodão no Semiárido Show 2023 9foto redação)

Nair acrescenta que no novo momento do país, as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, orgânica, agroecológica, farão parte do trabalho com ainda mais intensidade da unidade da Embrapa Algodão e um exemplo é o trabalho com as cultivares do algodão tradicional, mas não somente, o trabalho passará pela criação de sementes da versão orgânica do produto carro chefe da unidade.

“É uma cultivar que agrega valor, produção de plumas de qualidade, as melhores práticas agropecuárias integradas à agricultura familiar. Nós aliamos a produção de algodão com outras experiências, unidas ao milho, ao feijão, acompanhamento toda a organização desses produtos, num consorciado, levando a pesquisa fazendo pesquisas, mas também aprendendo bastante, porque tem exemplo como na questão do clima, se vai chover ou não, ele tem seu conhecimento que soma aos trabalhos dos pesquisadores. E o trabalho vem sendo desenvolvido em parceria com governos, associações, cooperativas, o que leva nossas experiências serem multiplicadas e disseminar para todo o estado com mais agilidade”, concluiu Nair, acrescentando  como exemplo vencedor a certificação, atestando qualidade e eficácia no sucesso do algodão colorido da Paraíba para o planeta.

A entrevista completa de Nair Castro também estará á disposição logo mais, 12h30, na Tribuna Nordeste TV no youtube.

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: