NotíciasPolíticaTRIBUNNA Rural

Seminário da Embrapa lança exposição fotográfica em celebração a semana do meio ambiente

A Embrapa Semiárido realiza de 01 a 12 de junho, no River Shopping, em Petrolina, exposição fotográfica em celebração à Semana do Meio Ambiente. Intitulada “Nossa Caatinga, Nossa Riqueza”, a exposição destaca as belezas desse Bioma exclusivamente brasileiro e apresenta, por meio de recursos visuais, o trabalho que a Embrapa vem desenvolvendo para a preservação e exploração sustentável do Bioma.

Com 50 imagens de autoria de empregados da Instituição, a exposição fotográfica traz temas que abordam as paisagens da Caatinga, as plantas, flores, animais, além de informações sobre as diversas pesquisas realizadas.

Apesar da rica biodiversidade, a Caatinga é um dos ambientes mais degradados do país, concentrando 62% das áreas suscetíveis à desertificação. As queimadas e derrubadas estão entre os principais fatores de degradação do Bioma, e as mudanças climáticas aceleram esse processo.

Como muitas espécies da flora e fauna são endêmicas da Caatinga, promover ações que buscam o uso racional da água, solo, plantas, insetos e microrganismos são essenciais para sua preservação e conservação.

Nesse sentido, a Embrapa Semiárido vem realizado trabalhos para avaliação do potencial paisagístico e ornamental da flora da Caatinga, além do aproveitamento agroindustrial dos frutos nativos, como o umbu e o maracujá-do-mato.  

Também são realizadas pesquisas para a manutenção de colônias de abelhas, mesmo na época da seca, o desenvolvimento de sistemas de produção para culturas nativas como o Alecrim-do-Mato, bem como o lançamento de clones de umbuzeiro e da BRS Sertão Forte, nova cultivar de Maracujá-da-Caatinga.

A Empresa desenvolve ainda ações para conscientização e preservação, a exemplo da Trilha Ecológica da Caatinga, um percurso de cerca de cerca de 300 metros em área de mata preservada, que recebe visitantes durante todo o ano.

A Caatinga

O Bioma Caatinga está presente em oito estados da região Nordeste, além de parte de Minas Gerais e Espírito Santo, apresentando um ecossistema diverso, que abriga inúmeras espécies de animais e plantas.

A flora da Caatinga é formada por árvores baixas e plantas com espinhos. Em períodos de estiagem, a vegetação perde suas folhas, dando uma coloração acinzentada ao ambiente. Outra característica do Bioma é a resiliência. Logo após a chuva a paisagem se transforma, passando do branco ao verde rapidamente.

(Assessoria de Imprensa)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: