Política

Sento-Sé/BA: Gestão fiscal em dia, aponta relatório do 1º quadrimestre do Governo Ana Passos

O município de Sento-Sé, cidade do norte baiano, está com as contas em dia e saldo positivo, neste primeiro quadrimestre de 2023, conforme dados do Relatório de Gestão Fiscal do 1° quadrimestre deste ano, apresentado nesta segunda-feira (29), no plenário da Câmara de Vereadores do município.

Para a prefeita Ana Passos os resultados alcançados e apresentados na audiência demonstram o compromisso da gestão com o dinheiro público.

“Cumprimos mais uma vez as metas fiscais, respeitando o que a Lei de Responsabilidade Fiscal preconiza e principalmente investindo acima dos valores estabelecidos no setores que são essenciais e que impactam diretamente na vida do nosso povo. Os resultados alcançados refletem o planejamento responsável das contas públicas de Sento-Sé”, afirmou a prefeita.

Na ocasião, o contador e assessor contábil, Leandro Maia Souza, apresentou os dados referentes a receita e despesa do município, entre outros tópicos.

Entre os pontos de destaque alcançados pela gestão Ana Passos, nas contas do 1º Quadrimestre de 2023 estão: as despesas de pessoal que estão abaixo do  limite de 54%, fator positivo; os investimentos em saúde que estão acima do percentual preconizado pela lei, a gestão Ana Passos investiu 24,19%, enquanto a Lei estabelece 15%.

A saúde também foi outro setor onde a Prefeitura de Sento-Sé investiu valores acima do que estabelece a Lei: nos recursos do Fundeb deve-se aplicar um mínimo de 70% com os profissionais do magistério, até o momento a gestão Ana Passos  aplicou o percentual de 86,55%, tendo um superávit de mais de R$ 2,5 milhões.

De acordo com a controladora interna do município, Roberta Torres, o cuidado com o recurso público está entre os pilares da gestão Ana Passos.

“Aqui trabalhamos pautados pela transparência e responsabilidade com o dinheiro público, e a realização da audiência endossa isso, pois de forma democrática apresentamos à população a arrecadação do município e onde tudo é investido”, pontuou Roberta Torres.

A audiência- é realizada tomando como base o cumprimento ao disposto no Art. 54 da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei n.º 101/2000), que trata da Elaboração Quadrimestral do Relatório de Gestão Fiscal e o parágrafo 4º do artigo 9º da mesma Lei, que trata da apresentação em Audiência Pública.

 

 

 

com assessoria de imprensa

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: