ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Sessão de abertura de trabalhos traz de volta parlamentares reeleitos e velhos conhecidos do poder legislativo que retornam após algumas tentativas

Entre os que voltam ao mandato estão César Durando, DEM, e Júnior Gás, Avante, que ainda ficou um ano vereador na legislatura passada por ter ficado na primeira suplência da coligação que fez parte em 2016.

Por Notícias do Parlamento

Os vereadores de mandato que foram reeleitos para a nova legislatura da Câmara de Petrolina/PE, iniciada nesta quinta, 4, acreditam que haverá uma nova postura nos embates na Casa. Eles se reencontraram com velhos conhecidos do parlamento que retomam aos mandatos.

César Durando volta após algumas derrotas ao tentar retomar a cadeira no legislativo municipal foto Jorge Augusto-divulgação)

Um desses é o vereador César Durando, DEM, que tinha sido vereador e vinha a algumas eleições tentando voltar ao parlamento municipal, fato conseguido no pleito de 2020. Ele sempre teve o respeito da população quando vereador e reforça esse retorno para defender além das pautas que sempre defendeu como saúde e cultura, a proteção dos animais e dos idosos..

“A política que carrego comigo é uma herança paterna e vocacional. Aqui estou cheio de fé, alma e corpo, de volta, para fazer o que nunca deixei de fazer que é o melhor para a minha cidade. Em honra ao povo e em respeito ao seu voto, vamos conviver de forma harmoniosa com o Executivo, porque creio que o nosso amor por Petrolina está acima de tudo. Tem divergências que somam e são com essas que queremos conviver”, discursou César.

O vereador Rodrigo Araújo, Republicanos, se emocionou ao se referir ao pai, o ex vice-prefeito Durval Araújo, à mãe Rosa Teixeira, sua esposa Erica e a filha Isabela. “Deixo um recado para os que aqui estão chegando. Essa ansiedade é natural, mas aos poucos vai passando. Renovamos nosso mandato e acredito que foi graças ao trabalho que realizamos, Vai dar tudo certo”, pontuou Rodrigo que vem para o segundo mandato.

O atual líder do governo, vereador também reeleito Ronaldo Silva, DEM, cumprimentou a todos os colegas e se referiu ao colega de bancada de governo, o vereador Osório Siqueira, MDB, como “meu eterno presidente”. Osório administrou o legislativo de Petrolina durante 10 anos, sendo substituído pelo atual presidente, o vereador Aero Cruz, MDB. Ele saldou ainda o vice-prefeito Simão Durando, DEM, representante do prefeito Miguel Coelho no ato de reabertura dos trabalhos legislativos em Petrolina.

“Chego para o terceiro mandato e reafirmo o compromisso com o diálogo. Que as divergências com a oposição se resumam ao campo ideológico, mas que o trabalho que vem sendo aprovado num governo que trabalhou e tem tudo para trabalhar ainda mais, seja o foco principal deste debate. Sou líder de um governo que começa já transformando a cidade num canteiro de obras”, assinalou Ronaldo.

Segundo mais votado no ano passado, com 3746 votos, o vereador Gaturiano Cigano, DEM, lembra que chegou à politica em 2016, sofrendo discriminação, sendo perseguido, mas lembrou que quem tem Deus no coração tem tudo.

“No final, fomos vitoriosos. Foi muito voto. Agradeço a todos os eleitores que votaram em mim e que depositaram essa confiança, Fui o vereador que mais cresci nesta legislatura  um crescimento de 1340 votos, isso sim é fruto de um trabalho. Agradeço a todos da minha equipe, meu gabinete, por esse crescimento. Sejam vem vindos os que chegam agora. A primeira vez quando pisei aqui, fiquei nervoso, fui chamado até de calouro, mas agora já sou um veterano. Boa sorte a todos”, discursou Gaturiano.

Outro reeleito a discursar foi o vereador Ruy Wanderley, PSC. Esse é veterano, chega ao quinto mandato e levou seu partido a ser o terceiro mais votado nas eleições 2020, elegendo a ele e os novados Diogo Hoffmann e Josivaldo Barros.

“Nosso partido entregou um documento 20 propostas para o plano de governo do prefeito Miguel Coelho, como água tratada para os projetos irrigados, a construção do novo Ceape importante para nossa produção, na área de saúde implantar serviço especializado em Libras nas unidades de saúde do município, incentivo ao esporte como forma de formação cidadã, construção nos residenciais de escolas de tempo integral e pavimentações nas entradas de localidades como Muquém e Sítio Porteira, que aulas de Educação Física sejam ministradas pelo professor da área, segurança alimentar, agricultura e tecnologia. São essas, entre outros temas, as pautas que vou defender aqui na casa para a melhoria de nossa cidade”,  listou Ruy Wanderley.

Foto – Ascom – divulgação

A hexacampeã em mandatos, vereadora Maria Elena de Alencar, MDB, uma das duas mulheres com mandato no pode legislativo de Petrolina, a outra é a vereadora Samara da Visão, PSD, reiterou o compromisso que sempre teve e sabe que será mais um ano de embate, mas que sejam os que edificam.

“Maior que a vitória do sexto mandato, é a responsabilidade do bem, dom bom e do belo que trago para esta Casa. A responsabilidade do poder  que temos a honra e o privilegio de fazermos parte dele. Vamos cuidar dele, senhor presidente agora que o senhor teve essa responsabilidade, Mas não só a Mesa Diretora, mas a responsabilidade que tenhamos um poder legislativo forte, sereno, mas combativo. Que se joga para o desenvolvimento estrutural, mas também para o desenvolvimento social, para a inclusão das minorias e para o compromisso com  as políticas publicas que verdadeiramente tragam alento igualdade, equidade de gênero. Politicas enfim para a grande massa de nosso povo”, afirmou Maria Elena.

Um dos quatro integrantes da bancada de oposição, o vereador Elismar Gonçalves, Podemos, afirma que servir à Petrolina é motivo de responsabilidade e se colocou à disposição para fazer o melhor pela cidade.

“Para mim, é motivo de muita responsabilidade e de muito compromisso, chegar ao terceiro mandato. Servir à Petrolina, é de uma responsabilidade sem tamanho e no meu caso, tendo a confiança do nosso povo pela terceira vez consecutiva, o que nos leva a redobrar os trabalhos. Deixo aqui um recado para o prefeito Miguel Coelho: aquilo que for bom para o engrandecimento de Petrolina, terá o meu apoio, o apoio do nosso mandato, independente de nossa posição política. Petrolina estar acima dos interesses partidários e de qualquer sigla política. O nosso propósito é de servir à Petrolina, de servir ao nosso povo. Assim, como fiz no primeiro e segundo mandatos, terei a responsabilidade também agora de trabalhar de forma responsável, honrando cada voto de cada homem de cada mulher desta cidade”, pontuou Elismar.

De volta ao cargo, quando ficou um ano na legislatura passada, o vereador Júnior Gás, do Avante, contou sua luta para chegar até o parlamento.

“Vim de Afrânio, formei os filhos, minha esposa também está se formando, trabalhei muito entregando gás nas portas do povo. Chego aqui para trabalhar pelo povo. Tenho orgulho da minha caminhada e peço a Deus todos os dias, saúde, sabedoria e humildade, para conduzir esse mandato através dos mais necessitados”, registrou.

Outro que comemorou bastante a volta à vaga de vereador foi Major Enfermeiro, MDB, que disputou com muitos candidatos em sua região.

“São mandatos que só vêm crescendo, nesta caminhada com a força política do deputado federal Fernando Filho com quem caminho desde 2004, do senador Fernando Bezerra e sou grato ao meu povo do N7 por ter sido o mais votado pelo quinto ano consecutivo. Sou grato a tudo por isso”, relatou Major Enfermeiro

O professor Gilmar Santos foi o único vereador do PT reeleito e vem para uma dura missão numa oposição ainda menor com 4 representantes e uma situação com 19 integrantes. Em sua fala, fez críticas ao comportamento do Governo Bolsonaro no trato com a pandemia que classifica como projeto de violência e se solidarizou com as famílias atingidas pela Covid.

“Estamos com um Sistema Único de Saúde desmontado, sem apoio do Governo Federal que tem apoio desta força política que os senhores defendem e que é uma ameaça á vida do povo. Nossa posição política será todos os dias, denunciar o cinismo e a hipocrisia deste projeto genocida. Vou continuar sendo oposição que critica, denuncia, mas que propõe uma sociedade de direitos, de democracia e de enfrentamento a este projeto de oligarquia que tanto manipula e atrasa o nosso povo”, enfatizou Gilmar.

No segundo mandato, o vereador Pastor Alex de Jesus, do Republicanos, também fez os agradecimentos a Deus, aos eleitores para chegar a renovação da cadeira na Câmara. “Hoje faço parte de um grupo, mas que chegamos com a força dos outros 35 amigos que foram para fazer este segundo mandato, melhor que o primeiro”, assinalou.

Mais votado, primeiro vice-presidente da Casa Plínio Amorim e chegando para o terceiro mandato, o vereador Manoel da Acosap, DEM, lembrou que o papel do vereador é legislar, honrar o mandato e ser fiel ao povo.

“Procurei sempre está ao lado da comunidade. Sou catingueiro, de Rajada, nasci de parto feito por uma parceira e cheguei aqui aos 16 anos, cursei o segundo grau, sou garçom com orgulho, agente comunitário de saúde com muita satisfação, sou classista e defendo aqui o nosso povo. Chego como o vereador mais votado da caatinga. O povo do mato só pede três coisas, estradas, água e acesso á saúde e vamos chegar a levar mais educação”, detalhou.

Presidente por 10 anos da Casa Plínio Amorim, o vereador Osório Siqueira, MDB, afirmou a alegria de chegar ao quarto mandato, lembrando da honra em ter sido o presidente do primeiro concurso público da Casa.

“São funcionários que estão fazendo a diferença ajudando o presidente Aero na administração. Chego novamente aqui que é a caixa de ressonância que tem discussão, muitas fora do foco, mas que ajudou sendo a Câmara de Pernambuco que mais apresentou indicações e requerimentos. Deixo um agradecimento especial a minha más que faleceu há 17 dias. Ela foi uma das minha principais incentivadoras para chegar a este novo mandato”, disse Osório com a voz embargada pela emoção ao lembra da mãe, Dona Eugênia.

Osinaldo Souza, vereador que assume, ficou como primeiro suplente do MDB, mas chega ao quarto mandato na vaga do vereador licenciado Edilsão do Trânsito que assumiu uma assessoria especial no governo à convite do prefeito Miguel Coelho.

“Nós estamos aqui porque Petrolina nos ama, é uma cidade benevolente, é generosa, sabe reconhecer a capacidade e o serviço prestado por cada uma de nós”, declarou Osinaldo.

Zenildo do Alto do Cocar, MDB, iniciou seu discurso elogiando a estrutura montada pelo presidente Aero Cruz para o inicio dos trabalhos. Depois dos agradecimentos, Zenildo citou a felicidade de voltar ao mandato.

“Petrolina tem sim força política, ações nos quatro cantos da cidade e temos sim, alinhamento com o governo federal, porque nos ajuda a trazer recursos para beneficiar a nossa população com o deputa que não dorme, Fernando Filho, o senador Fernando Bezerro Coelho em no Recife, com o deputado estadual Antônjo Coelho. Tenho muito orgulho do prefeito Miguel Coelho que realiza um pedido antigo meu que é a construção de um centro diagnóstico em Petrolina”, disse Zenildo.

Foto – Ascom – divulgação

“Nada resiste ao trabalho”, frase do empresário Paulo Coelho que o presidente da Câmara, vereador Aero Cruz, segundo mandato, disse que segue à risca. Aero lembrou que mostrou que não era só o ‘vereador da orla’ como colocaram quando de sua primeira disputa. Lembrou que saiu do décimo quarto ao oitavo mais votado nas últimas eleições.

“Trabalhei duro, não somente pela orla, não somente pela Rua de Baixo, mas por toda a Petrolina. Foi assim, em todos os bairros e localidades desta cidade. Entrei numa campanha numa disputa dura, mas com muito trabalho sai do decimo quarto ao oitavo mais votado. Em seguida, obtive o apoio de 20 dos 23 vereadores desta Casa para presidir esta Casa. Não terei divergências com oposição ou situação. Vamos continuar trabalhando para termos um  legislativo com muito respeito e à altura desta cidade”, discursou o presidente Aero Cruz.

 

 

 

 

Cinara Marques/Portal Tribunna

 

 

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: