De agoraPolíticaVacina Sim

Sinjope pede inclusão de jornalistas no grupo prioritário de vacinação da Covid

#Vemvacinaparatodos

Com Imprensa Sinjope

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) enviou ofício a Secretaria Estadual de Saúde em 18 de março solicitando a inclusão da categoria entre os grupos prioritários de vacinação em Pernambuco, uma vez que a atividade jornalística foi elevada ao status de função essencial pelo Decreto nº 49.017/2020, do governo estadual.

Os profissionais que estão na linha de frente na cobertura externa da Pandemia do Coronavírus expõem-se ao risco de contaminação ao exercer suas atividades profissionais. E os demais profissionais que estão indo às ruas, ou até mesmo os que estão nas redações, também estão sujeitos a contaminação devido ao contato que existe no dia-a-dia entre todos esses profissionais.

O principal objetivo é priorizar a vacinação dos profissionais de jornais, revistas, sites de notícias, emissoras de rádio e TV e freelancers que participam diariamente de coberturas jornalísticas e estão sujeitos à contaminação, assim  como os médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, entre outros. Pernambuco já passa dos 300 mil casos e 11 mil mortes em um ano de pandemia.

Mais de 100 profissionais de mídia foram infectados e pelo menos dois morreram devido a complicações da COVID-19 em todo o estado nos últimos 12 meses. De acordo com entidades ligadas ao jornalismo, o mundo registrou mais de 600 profissionais de imprensa mortos pelo vírus, sendo que mais da metade dessas vítimas, vivia na América Latina.

Um quadro que preocupa o Sinjope que solicitou ao governo do estado a vacinação para a categoria, principalmente para os jornalistas na linha de frente

VALE DO SÃO FRANCISCO

Na semana passada, a jornalista Monia Ramos que atua no jornalismo nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, região do Vale do São Francisco, como assessora de comunicação e em canais digitais jornalísticos e nas redes sociais, comentou em seu instagram uma reportagem sobre a inclusão de novos grupos considerados prioritários para a imunização contra a Covid e fez a reivindicação no post para que jornalistas e outros profissionais de comunicação também fossem considerados prioridades na imunização.

O post em pouco tempo foi atingindo as redes sociais de outros colegas de profissão e viralizando na rede. Alguns colegas apoiaram de cara Monia e assinaram embaixo a solicitação da jornalista para que os profissionais de imprensa e os que atuam na comunicação de um modo geral na região, se unissem numa espécie de campanha, cobrando a inclusão da categoria nos grupos especiais de vacina, principalmente os profissionais que cobrem pautas diretamente ligadas a questões da pandemia.

A editora deste PORTAL TRIBUNA NORDESTE, jornalista Cinara Marques, comentou o post de Monia Ramos, se unindo à reivindicação. Ela considera mais do que pertinente que a vacina chegue logo aos jornalistas e demais profissionais de comunicação do vale e de todo o País.

A solicitação do Sinjope fortalece a reivindicação que parte também de uma entidade representativa dos jornalistas em Pernambuco.

“Espero que consigamos êxito neste pleito. Além de estarmos desde o começo da pandemia fazendo a cobertura completa de tudo para que a desinformação não impere, estamos expostos, nas ruas para outras pautas de interesse do público, sendo vetor da doença numa situação de risco como a que vivenciamos em nossas carreiras atualmente. Vamos acompanhar a solicitação do Sinjope e a nossa também e lutar para que todos nós, profissionais de comunicação, possamos ser incluídos nos próximos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19”, disse Cinara.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: