Política

Sintepe Regional Petrolina defende retorno de aulas presenciais só após a vacina

Declaração foi enviada pelo coordenador regional da entidade, Robson Oliveira, após questionamento sobre o tema feito por nossa redação.

#Eudefendoavida #VacinaparaTodos

Saúde/Educação Tribuna NE – O coordenador regional do Sintepe (Sindicado dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), Robson Oliveira, enviou mensagem à redação do PORTAL TRIBUNA NORDESTE que questionou se a entidade vem acompanhando de perto todo o processo de volta às aulas presenciais na rede estadual de ensino.

De forma híbrida, as aulas nas escolas estaduais haviam sido retomadas apenas para o Ensino Médio, e em março estava previsto o retorno das turmas do Ensino Fundamental. Mas o decreto da quarentena rígida do Governo do Estado que vai de 18 a 28 deste mês, impediu que as demais turmas voltassem.

Questionado pela reportagem do Tribuna NE sobre o ‘silêncio’ da regional do Sintepe, pelo menos na imprensa polarizada por Petrolina, se a entidade acompanha de perto essa volta às aulas presenciais na rede, ainda com a pandemia firme e forte entre todos nós, e se o Sintepe fiscalizou as adequações sanitárias para o retorno como a disponibilização do álcool em gel nas dependências dos prédios escolares, colocação de marcadores de distanciamento, de pias para a higiene das mãos com frequência e a exigência de testes de rotina para todo o corpo educacional da rede em Petrolina, maior cidade do sertão pernambucano, Robson indicou que a entidade não tem descuidado do papel de fiscalizar, apesar de lamentar que já estão sendo notificados casos de contaminação de professores e alunos, antes da interrupção pela quarentena rígida.

DECRETO

Robson Oliveira conta que o Sintepe solicitou à Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, por meio das gerências regionais de educação, que os profissionais fora da sala de aula também sejam resguardados durante o decreto da quarentena rígida bem como os terceirizados como merendeiras, porteiros e pessoal da manutenção e limpeza.

O dirigente sindical frisa que o sindicato vau reforçar a defesa de de ter a volta às aulas presenciais somente após a imunização de todos os trabalhadores da educação no estado.

Vamos intensificar também que o retorno dessas atividades presenciais sô se dê quando todos os trabalhadores estiverem imunizados, pois estes 10 dias não serão suficientes para controlar a pandemia e salvar todas as vidas.”.

Confira abaixo nota enviada pelo dirigente do Sintepe em Petrolina e região sobre a volta ao ensino presencial nas redes estadual:

Robson frisa que entidade acompanha de perto o processo de volta às aulas na rede estadual em PE (Foto Sintepe divulgação)

Nós começamos o ano reivindicando do governo o não retorno com as atividades presenciais, tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental. O ensino médio começou presencialmente e ensino remoto ao mesmo tempo e o fundamental voltaria no inicio de março da mesma forma que o ensino médio, presencial e remoto também.

Conseguimos barrar esse retorno e continuamos com a campanha para o fechamento do ensino médio também, devido o aumento no numero de casos entre estudantes e trabalhadores em Educação. Paralelo a essa campanha, continuamos visitando as escolas para avaliação das condições de trabalho, conversando e orientando os nossos trabalhadores.

Com a suspensão das aulas presenciais a partir de hoje, estamos reivindicando que o governo feche todas as unidades escolares e GREs de forma que todos os profissionais sejam protegidos e não só os professores em regência, mas todos: equipes gestora, técnicos, administrativos e pessoal terceirizados. Vamos intensificar também que o retorno dessas atividades presenciais sô se dê quando todos os trabalhadores estiverem imunizados, pois estes 10 dias não serão suficientes para controlar a pandemia e salvar todas as vidas.
Se precisar de mais alguma informação, pode solicitar.

Um abraço

 

 

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: