Mercado de TrabalhoPolítica
Sinticon Petrolina orienta sobre filiação ao sindicato
Sindicato Conectado - série POR QUE SER SINDICALIZADO?
O trabalho dos sindicatos na proteção aos trabalhadores e trabalhadoras assalariados tem se ampliado cada vez mais, indo muito além de apenas a fiscalização das leis trabalhistas e defesa dos assalariados e assalariadas no Brasil.
Categorias como a dos trabalhadores da construção civil, setor que sempre se destaca no topo de contratações, ao mesmo tempo é uma das que mais têm registro de denúncias de descumprimentos da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, conforme as próprias entidades sindicais do segmento..
E por causa dessa constatação, a proteção do sindicato é essencial para a garantia dos direitos do trabalhador/a, conforme a CLT, e dos deveres dos empregadores, segundo as mesmas regras trabalhistas.
“Temos acompanhado de perto o andamento do trabalho nos mais diversos canteiros de obras de nossa cidade e mesmo sabendo da lei, muitos patrões são flagrados descumprindo a própria convenção trabalhista que eles assinaram. E aí entra o direito legal e constitucional do trabalhador ou trabalhadora assalariado em dispor da proteção sindical. Em Petrolina, o Sinticon (Sindicatos da Indústria dos Trabalhadores da Construção Civil de Petrolina/PE) atua para que a lei trabalhista e a convenção coletiva sejam cumpridos”, disse Pedro Portugal, presidente do Sinticon Petrolina e que foi reconduzido no final de 2023 à presidência da entidade.
Pedro registra que o Sinticon oferece apoio total ao trabalhador/a filiado/a ao sindicato, como assessoria jurídica, fornecimento do café da manhã no canteiro, cláusula acordada na campanha salarial do ano passado; e uma série de benefícios sociais que o trabalhador conquista ao se sindicalizar ao Sinticon.
“Para se filiar o principal é ter a carteira de trabalho assinada. Existe uma mensalidade para ajudar a manter todos os serviços oferecido pela entidade. Além das conquistas da luta para cumprimento das leis trabalhistas e de nossas pautas da campanha salarial que já vêm sendo preparada para ser enviada ate o mês de março à classe patronal o Sinticon também oferece serviços sociais para facilitar a vida pessoal e familiar do associado como convênios para atendimento médico, dentista e lazer no clube Ilha do Sol, entre outros benefícios”, explicou Pedro Portugal
Para demais informações, basta entrar em contato pelo whatsapp: 87 9 8824-3354. Siga o Sinticon no Facebook e em breve no Instagram e tiktok, além do canal no YouTube que também está em processo para ser criado e colocado no ar com uma programação voltada para o trabalhador e trabalhadora da construção civil de Petrolina e região.
Por Cinara Marques, da redação Tribuna Nordeste